quarta-feira, 31 de março de 2010

Semanas Santas...

A Semana Santa mais tradicional de Minas Gerais chega a 299 anos. Nessa edição, São João del-Rei celebra os 50 anos de criação da Diocese e o Ano Sacerdotal, que representa 150 anos da morte do pároco francês João Maria Batista Vianney, considerado o patrono dos padres. São esperados quase 30 mil fiéis nas liturgias que vão até este domingo, dia 4 de abril. Paralelamente às cerimônias religiosas, acontecem, por toda a cidade, diversos eventos culturais, como encenações e confecções de tapetes.

De acordo com o padre Geraldo Magela da Silva, os padres se preparam, espiritualmente, durante a Quaresma, para todas as liturgias da Paixão de Cristo e, depois, organizam os detalhes da Semana Santa. “A partir do jejum, da oração e da esmola, somos convidados à preparação espiritual para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, temos o Sacramento da Penitência, em que pedimos o perdão de Deus. Há, também, a preparação para os atos, convite aos padres que vão vir de fora, a limpeza das Igrejas, das pratarias e o ensaio daqueles que vão cantar as lamentações e as lições”, contou.


Ofício de Trevas

Uma das especificidades da Semana Santa são-joanense é o Ofício de Trevas, único em todo o Brasil, que aconteceu na última quarta-feira, dia 31. “O Ofício de Trevas acontecia em toda a Igreja até o Concilio Vaticano II, convocado em 1961. Depois ele foi modificado. Mas, aqui, ele continuou da mesma forma. São João é a única cidade no Brasil que faz o Ofício completo. Ele nos convida a meditar sobre a Paixão de Jesus. Na celebração, há um símbolo com 12 velas. A cada momento, uma é apagada, até sobrar apenas uma vela, que é escondida atrás do altar, prefigurando a ressurreição. Nesse momento, as luzes da Igreja são apagadas e as pessoas batem no chão”, contou padre Geraldo.

Para o pároco, o Ofício de Trevas foi preservado por causa da forte cultura são-joanense, que mantém duas orquestras tricentenárias em plena atividade. “O Ofício acontece há 299 anos. Ele exige muitos músicos, com técnica refinada. Aqui temos excelentes orquestras e o monsenhor Sebastião Raimundo Paiva, ciente do valor das tradições, manteve o Ofício vivo. Quando o número de coroinhas começou a escassear, os padres ensinaram o canto gregoriano aos novos coroinhas”, contou o padre.


BOXE 01

Semana Santa também é cultura

Como ocorre há 10 anos, a Atitude Cultural aproveita a efervescência da cidade, durante a Semana Santa, para promover diversas manifestações culturais de artistas são-joanenses. Entre elas, destacam-se as confecções de tapetes de rua e especialmente neste ano a homenagem ao artista Panceti.

Programação:

Sexta-Feira Santa, dia 2, de 9 às 18 horas:

· Confecção e Oficina-viva de Tapete de Rua, no Largo São Francisco, na Rua Dr. Balbino da Cunha e na Rua da Prata. A confecção dos tapetes conta com a participação de artistas, comunidade, entidades e grupos culturais: como o Grupo Arte de Rua; o Oficina Livre de Artes Visuais (OLAV); o Grupo Lendas São-joanenses e outros.

Sábado de Aleluia, dia 3, na Casa de Bárbara Eliodora:

· 20 horas - Abertura oficial da Exposição Coletiva São João del-Rei, de Pancetti

· Lançamento da Galeria Virtual do Portal www.saojoaodelreitransparente.com.br

· Lançamento da Agenda Permanente Estrada Real Brasil/Caminho de Santiago de Compostela (Espanha)

· 22 horas – Projeto Música na Praça, no Largo São Francisco, com Duelo de Pandeiros.


"Vamos descançar nesse mega-evento, acho que o segundo do ano, no carnaval trabalhamos. Por isso, fizemos um apanhado de algumas coisas que estão acontecendo na região e divulgamos para os leitores. Por causa dessas programações, o texto ficou gigantesco. Não deu pra pôr minha entrevista com a Alzira Haddad, que julguei bem interessante, nem com o secretário de Cultura... Apesar de não parecer, foi um texto que levou bastante tempo para ser feito, tive que garimpar fotos, conferir nomes , datas, locais, igrejas...enfim......"



BOXE 02

Semana Santa de Prados remonta ao SEC XVIII

A Semana Santa Pradense guarda as mesmas características de quando era realizada no Século XVIII. Durante toda a semana são realizadas as celebrações litúrgicas (as que acontecem no mundo inteiro dentro dos preceitos religiosos) e as celebrações para-litúrgicas (herdadas da Semana Santa portuguesa). Os portugueses davam mais ênfase na dor e na paixão de cristo.

Durante as procissões, as ruas são cobertas de tapetes feitos pela população com serragem e outros materiais coloridos e as janelas dos casarões coloniais são enfeitadas com toalhas e cortinas. Este ano a Prefeitura Municipal está fornecendo, também, grandes flâmulas coloridas para adornar as janelas.

Peculiaridades

Em Prados, o movimento musical está fortemente presente na Semana Santa. As primeiras notícias da atuação musical religiosa datam de 1736. Até hoje são executadas peças compostas no Século XVIII exclusivamente para as cerimônias religiosas e que compõem a estrutura da Música Barroca Mineira.

Diferentemente de São João del-Rei e Tiradentes, a Comemoração dos Passos é feita dentro da Semana Santa, encerrando-se na quarta-feira com a Marcha Fúnebre do compositor barroco do Século XVIII, João Francisco da Mata. A cerimônia conta com as procissões do Depósito de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos, a Procissão dos Encontro e a Procissão da Soledade.

O resgate do Ofício das Trevas, que não era realizado desde aproximadamente 1945, foi resgatado em Prados em meados da atual década. Enquanto em São João a celebração é feita com música do compositor daquela cidade, o Padre Zé Maria Xavier, em Prados é executada com música de J J Emérico Lobo de Mesquita.


BOXE 03

Semana Santa em Resende Costa

Programação da Semana Santa de Resende Costa, na Igreja Matriz:

Sexta-feira Santa:

· 09h – Via Sacra Externa, da Igreja do Rosário até a Matriz, com a visitação dos Passinhos.

· 15h: Celebração da Palavra; Solene Ação Litúrgica; Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística.

· 20h: Sermão; Descendimento da Cruz, seguido de Procissão do Encontro.

Sábado Santo:

· 9h: Via Sacra Externa, da Igreja do Rosário até a Matriz, com a visitação dos Passinhos.

· 10h: Confissão comunitária na Matriz.

· 18h30min: Procissão Soledade de Nossa Senhora;

· 20h: Vigília Pascal.

Domingo de Páscoa:

· 8h: Santa Missa;

· 9h: Missa especial para as crianças;

· 16h: Santa Missa, seguida de Solene Procissão com o Santíssimo Sacramento.

Segunda-feira de Páscoa:

· 18h – Procissão de Nossa Senhora, participante da Vitória de Jesus. Sermão e Missa.

3 comentários:

  1. foto do ano passado. a mandala em 2010 ficou la na outra rua, em frente ao biblioteca.

    ResponderExcluir
  2. Exto, peguei a foto no Jornal das Lages, afinal, muito difícil conseguir uma foto de Resende Costa, aqui de SJ.

    ResponderExcluir
  3. a ultima vez que participei deste evento achoque tinha uns8 anos, e era maravilhoso. sinto falta deste momento, alias sinto falta da minha cidade que tanto amo.

    ResponderExcluir