quarta-feira, 24 de março de 2010

Vacinação contra a gripe suína


Do dia 22 de março, próxima segunda-feira, até 2 de abril, as crianças de seis a 23 meses, gestantes e pessoas com doença crônica que tiverem menos de 60 anos deverão procurar o Posto de Saúde mais próximo para tomar a vacina contra a Influeza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. A meta da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica é vacinar 38.649 mil são-joanenses até 21 de maio.

Estão sendo vacinados, em todo o País, somente os grupos prioritários: pessoas que têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacinação foi dividida em cinco etapas, cada qual focando um grupo de prioridade:

• Na primeira etapa, de 8 a 19 de março, foram vacinados os trabalhadores da Saúde e população indígena;
• A segunda etapa começará dia 22 de março, estendendo-se até 2 abril. Nessa, crianças de seis a 23 meses, gestantes e pessoas com doença crônica que tiverem menos de 60 anos receberão a vacina;
• De 5 a 23 de abril é a vez de adultos de 20 a 29 anos procurarem os Postos de Saúde;
• Entre 24 de abril e 7 de maio serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, que sejam portadores de doenças crônicas como: obesidade grau 3, insuficiência respiratória, asma grave, doenças hepáticas, insuficiência cardíaca, entre outras;
• A última etapa será de 10 a 21 de maio, para adultos entre 30 e 39 anos.
Para ser vacinado, é preciso levar, ao Posto de Vacinação mais próximo à sua casa, o RG (Carteira de Identidade) e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra indicado a quem tem alergia a ovo. Podem aparecer efeitos colaterais normais após a aplicação da vacina, como: vermelhidão e dor no local aplicado e febre. Caso os sintomas persistam, deve-se procurar um médico.

Só na data específica
A enfermeira responsável pela imunização, Cláudia Cristina Lagares Mendes, reforça que as pessoas só receberão as vacinas nas respectivas etapas, ou seja, quem não comparecer a um Posto de Saúde na data determinada corre o risco de não ser vacinado. “Se alguém perder seu período de vacinação, não podemos garantir que seja imunizado em um outro. Por exemplo, uma criança de seis a 23 meses não será vacinada após 2 de abril, porque, nesse período, vacinaremos os adultos”, ressaltou.

Só nos Postos
Cláudia Cristina afirmou, ainda, que as vacinas serão dadas somente nos Postos de Saúde, de segunda a sexta, das 07 às 17 horas. Segundo ela, o objetivo é diminuir o risco de pandemia na cidade e a manifestação da gripe suína, principalmente nos grupos mais afetados, como idosos que tenham doença crônica. “Nenhuma vacina é 100%. Mas ela diminui muito a chance de alguém contrair o vírus”, contou a enfermeira.

Casos 2009
Segundo dados da Coordenadoria de Epidemiologia de São João del-Rei, os casos suspeitos de gripe suína, em 2009, chegaram a 208, sendo que, destes, 44 foram feitos o exame. Seis deles deram positivo e outros 13 negativos. Além disso, 135 pessoas receberam o medicamento Tamiflu, indicado para tratar a doença e outras 17 entraram em contato direto com portadores do vírus.

Vacinação contra pneumo 10
A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica também iniciou a imunização contra infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, a saber: broncopneumonias, meningites, pneumo 10 (que atinge crianças com menos de dois anos) e sinusites. A vacinação será dada nos Postos de Saúde da cidade.

Devem ser vacinadas:
• Crianças menores de seis meses: sendo três doses com intervalo de dois meses e um reforço seis meses após a primeira dose;
• Crianças entre sete e 11 meses: duas doses com intervalo de dois meses e um reforço após 6 meses a primeira;
• Crianças de 12 a 23 meses: dose única a partir dos 12 meses.
As mães devem procurar o Posto de Saúde mais próximo, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

"Essa me deu um trampo gigante. Altamente detalhista, a notícia teve que ser checada e alterada várias vezes. Fiz pesquisa na net, visita a postos, e checagem com a Epidemiologia, que se consolida como fonte agendadora da imprensa, principalmente nas matérias de serviço."

Nenhum comentário:

Postar um comentário