terça-feira, 9 de março de 2010

Comemoração dos Passos

Diferentemente das demais paróquias da Igreja Católica, a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei, revive o Calvário de Jesus Cristo em período anterior à Semana Santa. Iniciada no dia 19 de fevereiro, na primeira sexta-feira após o Carnaval, a Comemoração dos Passos, que segue até o dia 26 de março, tem seu auge no próximo fim de semana, quando acontece o Encontro de Maria com Jesus.


Nesta sexta, dia 5, após a Missa das 19 horas, na Basílica, uma Via Sacra percorre os sete passos, rezando o rosário e rememorando o calvário de Jesus. “Vamos reviver, espiritualmente, o caminho da agonia de Jesus até o calvário. Tradicionalmente, em São João del-Rei, temos sete passos, e não quatorze. A primeira estação é na Igreja de São Francisco de Assis, onde se medita sobre a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, depois seguimos, as capelinhas, cada uma representando um momento da celebração e termina na Catedral de Nossa Senhora do Pilar com o calvário, em que Jesus é pregado na cruz. Há essa meditação e as músicas, chamadas de motetos, de autoria de Ribeiro Bastos, são executados pela Oquestra Ribeiro Bastos”, relatou padre Geraldo Magela da Silva.


No dia 12 de março, segue a programação com o Depósito de Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Carmo, que ficará sob os cuidados da Ordem Terceira. Chegando lá, tira-se o velário e as pessoas podem venerar a imagem”, contou pe. Geraldo Magela. No sábado, 13, a cerimônia fará o Depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Assis, que passará a guardar a imagem.


Domingo do Encontro, 14

Dia 14, domingo, é considerado o dia mais importante da Comemoração dos Passos. De manhã, acontecem as duas Rasouras - a saber, uma pequena procissão ao redor da Igreja. A primeira, às 8 horas, na Igreja do Carmo, a Rasoura de Nossa Senhora das Dores. Às 9h15min, acontecerá, na Igreja de São Francisco de Assis, a Rasoura do Senhor dos Passos e, em seguida, Missa Solene ministrada pelo bispo Dom Waldemar.

Às 18 horas, sairão procissões das duas Igrejas para realizar o Encontro de Jesus com sua mãe no Calvário, na Praça Barão de Itambé, mais conhecida como Largo da Câmara.


"Foi a pauta cujo texto eu mais penei para escrever. Por consequencia, também foi o mais editado, e com razão. Fui apurar sem ter muita noção do que era a tal comemoração. Fiquei por dentro do sentido, da programação e do que significava tudo aquilo. Mesmo assim, não via porquê algum na matéria. 'Algum' pode ser exagero, porém, acho que esses eventos católicos são pauta para mídia televisiva. O espetáculo é um deleite visual. Analiticamente, para um impresso, isso fica na capacidade narrativa do jornalista. O fator novidade também se esvai: todo ano são quase as mesmas coisas, com pseudo-novidades. Penso que as matérias religiosas devem elevar a discussão para o campo da teologia e do sentido da fé na vida das pessoas; da diversidade de interpretações daqueles signos; e do que a data representa para a sociedade complexa, segmentada e plural que habitamos. Quero ter mais carga para conseguir atingir essa pauta, penso que seria muito interessante ao publico não-católico, que não se sentiriam, talvez, à margem, quando lêem uma matéria, como a minha, que, obviamente e infelizmente, não foi pautada pensando neles..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário