quarta-feira, 24 de março de 2010

Modernização da Praça da Biquinha gera polêmica


Moradores do Tijuco reclamam que a modernização feita na Praça da Biquinha, perto do campo do Minas Futebol Clube, terminada em 18 de dezembro de 2009, não mudou a estrutura da praça; somente a retocou. A reforma, conduzida pela Secretaria de Governo, Articulação Comunitária e Esportes de São João del-Rei, custou quase R$ 250 mil aos cofres municipais. Os moradores querem ter acesso à planilha de execução da obra.

Segundo Spitzberg Guimarães de Carvalho, a Praça da Biquinha não foi modernizada, como previa a obra. Sua estrutura foi, apenas, retocada. “A placa diz que teria de ser feita a modernização da infraestrutura da praça. Se algo será modernizado, é necessário substituir a estrutura anterior por uma melhor. Porém a infraestrutura é a mesma. Essa é a realidade. Só pintaram e arrumaram algumas coisas”, contou o morador do Tijuco.


Onde o dinheiro foi gasto?

Spitizberg de Carvalho diz que, desde setembro de 2009, tem enviado ofícios, à Secretaria de Governo, solicitando os papéis do orçamento da obra, para verificar quais modernizações estruturais foram feitas na Biquinha. “É um direito que toda a população tem. Não estou afirmando que há irregularidades na obra. Mas a Constituição Federal garante ao cidadão o direito de fiscalizar os gastos da Prefeitura Municipal e ter acesso, gratuitamente, a documentos públicos. Há cinco meses eu peço. Inclusive já paguei o protocolo. Mesmo assim, até agora não fui atendido”, contou.


Sem explicações

A equipe da FOLHA DAS VERTENTES tentou , insistentemente, entrar em contato com o secretário de Governo, Stefânio Rodrigues Pires. Contudo, sem retorno, uma vez que, no período da apuração, Stefânio não compareceu à Secretaria e não foi encontrado nem através de seu celular.

Deve ser destacado, ainda, neste caso, que todos os órgãos da administração pública devem prestar contas à sociedade, antes de tudo e trabalhar para o bem-estar comum. Documentos como o que está sendo tentado o acesso, sem sucesso, deveriam estar expostos publicamente à consulta da população.


"A matéria saiu incompleta, sem seu principal dado - a planilha de orçamento da obra. O secretario de Governo esteve viajando boa parte da semana. Não consegui encontrá-lo de maneira alguma e seus funcionários não estavam autorizados a me entregar o documento. Como a notícia bem diz, os papéis são públicos e deveriam ser mostrados a qualquer cidadão que peça, oficialmente, acesso a eles. Isso é um descaso com o povo e mostra, muito claramente, os resquícios de autoritarismo na política da cidade pequena: documentos públicos não são tornados públicos, e o exercício da cidadania se torna dificultado pelos donos do poder..."

Um comentário:

  1. SPITZPORCO GUIMARÃES DE CARVALHO um bandido, safado usurpador do dinheiro público. Na hora de mamar nas tetas públicas, cala a boca e não reclama de nada. Depois que toma um literal pé na bunda se revolta e sai atirando para todos os lados. Um demente sem noção. Abre o olho pilantra.

    ResponderExcluir