terça-feira, 9 de março de 2010

Continua o Recadastramento Biométrico


O prazo normal para o eleitor fazer o recadastramento biométrico obrigatório terminou, após 100 dias, no dia 26 de fevereiro último. Em São João del-Rei, foram realizados 56.689 recadastramentos; o que representa 87,27% dos eleitores. Contudo, 8.268 (12,73%) pessoas deixaram de se recadastrar e tiveram o título cancelado. Porém, elas podem procurar o Centro Social e Cultural (Cesc), entrada pela Av. Tiradentes, ao lado dos Correios, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, até o dia 5 de maio, para regularizar a situação. O eleitor deve comparecer munido de documento de identidade e comprovante de residência.

Nas Eleições 2010, os eleitores recadastrados serão identificados por meio das digitais. Quem for tirar o título, pela primeira vez ou transferir de domicílio eleitoral, também, deve comparecer à Justiça Eleitoral até o dia 5 de maio próximo.

Segundo a chefe do 328° Cartório Eleitoral, Raquel Maria Vieira Braga, mesmo quem teve o título cancelado ainda pode votar em outubro. Para isso, deve comparecer ao Cesc até o dia 5 de maio de 2010 para regularizar sua situação. “A Justiça Eleitoral tem 150 dias, antes da eleição, para restabelecer todos os títulos que por, algum motivo, foram cancelados”, contou Raquel Braga.

Sem multas
Quem teve o título cancelado passará pelo mesmo procedimento de recadastramento biométrico, sem pagar nenhuma multa. “Vamos revisar os dados da pessoa, fazer o recadastramento e regularizar o seu Título de Eleitor. Não há multas. Elas só serão aplicadas a quem não votar em outubro”, afirmou a chefe do 328° Cartório Eleitoral.

Segunda cidade que mais recadastrou
Das quatro cidades mineiras que passaram pelo processo de recadastramento biométrico, Pará de Minas foi a que obteve maior êxito, recadastrando 87,54% de seu eleitorado. São João del-Rei veio logo atrás com 87,27%, seguida por Curvelo, com 84,65%, e Ponte Nova, 83,87%.

"Matéria de balanço. Já fiz muitas delas, são bem padronizadas, mesmas perguntas, respostas similares. Balanços de longos períodos, festivais, doenças, mandatos.... Jornalistas fazem muitos deles. Uma questão forte que me vêm à cabeça é a da originalidade. Até agora ainda não a encontrei em casos como esses. Fica difícil sair da pauta padrão dos balanços e mega-acontecimentos. A ideia que tive foi deixar o balanço em segundo plano e enfocar em um outro aspecto do assunto. Às vezes funciona, pode-se investigar falhas e sucessos e seus possíveis motivos. No caso, o que trouxe diferença entre as cidades, porque tanta gente não se recadastrou... O modo de apuração também pode dar originalidade à matéria, nisso entra a carga teórica do jornalista. Com um bom conhecimento sobre política., pode-se fazer uma pauta e apuração diferenciadas. Nesse caso, em específico, fiz a apuraçaõ de modo engessado, o caso Aécio chamou todas as atenções na semana e essa tal de biometria também já deu o tanto de notícias que tinha que dar..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário