quarta-feira, 31 de março de 2010

Construção de casas populares no Tejuco

O Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, construirá 440 casas populares no Tijuco, em São João del-Rei. As obras vão gerar quase 200 empregos diretos e outros 1.600 indiretos. O projeto fará um investimento total de quase R$ 18,5 milhões e as unidades deverão ser entregues em julho de 2011. O conjunto habitacional será denominado Risoleta Neves.
Cada casa tem o valor de R$ 42 mil reais. Quando as obras estiverem prontas, a Prefeitura Municipal selecionará 440 famílias, na faixa de zero a três salários mínimos, para receberem o imóvel. Os felizardos terão de pagar 10% de sua renda mensal durante 120 meses. O resto do valor será custeado pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica Federal.

Os imóveis
As casas têm, aproximadamente, 40 metros quadrados, com dois quartos, sala, copa e cozinha conjugadas. O gerente geral da Caixa, Douglas Roberto Alves, explicou como funciona o Minha Casa Minha Vida. “É um programa do Governo Federal, em parceria com os municípios. A Caixa investiu, nesse empreendimento, 18,5 milhões de reais e a Prefeitura de São João del-Rei isentou impostos para diminuir o preço final e melhorar a qualidade do imóvel a ser entregue”, contou.
Segundo o gerente geral da Caixa, já foram pré-selecionadas 5.155 famílias para receber os apartamentos. Quando as obras forem entregues, a Prefeitura Municipal selecionará, de acordo com critérios socioeconômicos, 440 delas para serem contempladas com a chave da casa própria. “Cada família terá de pagar, depois que receber a casa, 10% de sua renda, por 120 meses. Por exemplo, se a renda da escolhida é de um salário mínimo, ela paga um valor total de seis mil reais e a Caixa, o resto. Assim, o subsídio federal favorece com um desconto maior para quem ganha menos”, afirmou Douglas Alves.

Empregos
A Construtora Dharma, de Lavras, vencedora da licitação, é a responsável pela construção dos imóveis. “A construtora deve contratar, diretamente, umas 200 pessoas e o comércio começa a vender mais e, consequentemente, contratar mais. Um investimento dessa estatura tem um poder muito grande para alavancar a geração de receita do município”, afirmou o gerente geral da Caixa.

Déficit habitacional em São João
As casas atenderão cerca de 20% do déficit habitacional do município, que chega a quase 2.700 casas. Douglas Alves adiantou, ainda, que o Minha Casa Minha Vida pode entregar mais casas na cidade. “O projeto contempla famílias de zero a 10 salários mínimos. Então, entre três e 10 há uma mercado grande para ser explorado. Estamos analisando outros empreendimentos na Caixa. Fora isso, o Minha Casa Minha Vida faz, também, financiamentos individuais”, comentou o gerente.

"A Gazeta já tinha publicado essa matéria apurada na data em que o convênio foi assinado. Eu nem sabia disso, então tive que procurar o gerente na Caixa, a notícia teve a mesma ênfase, mas, acho que como minha entrevista foi com mais tempo e calma, consegui alguns detalhes extras..."

Um comentário:

  1. eu me entereço pelo serviso de pinturas eu pintei as leopoldina mg casa popular jf pintor e temos fucionarios a dispozição meu numer 88853922

    ResponderExcluir