quarta-feira, 31 de março de 2010

JEMG

Treze escolas de São João del-Rei participam da etapa municipal da sexta edição dos Jogos Esportivos de Minas Gerais (JEMG). No dia 11 de abril acontecem as finais de cada modalidade para serem definidas as equipes que seguirão para a etapa microrregional, que envolve as 19 cidades da Superintendência Regional de Ensino. Ao todo, participam do campeonato alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio dos 853 municípios mineiros.

O JEMG acontece em todas as cidades de Minas Gerais. Há a etapa municipal, microrregional, regional - Zona da Mata - e estadual. A etapa municipal está acontecendo em São João del-Rei desde o dia 16 de março, abrangendo escolas municipais, estaduais e particulares. São quatro modalidades - futsal, handebol, basquete e vôlei - divididas em feminino e masculino e em dois módulos: nascidos entre 1996 e 1998 e entre 1993 e 1995. As finais municipais acontecem em 11 de abril.

A próxima etapa – microrregional – envolverá as 19 cidades da Superintendência e terminará dia 6 de junho. As escolas de São João del-Rei já chegaram à etapa estadual duas vezes, uma com basquete e outra com xadrez.


Dificuldades

Segundo as coordenadoras municipais do JEMG, Alessandra dos Santos Vale e Alessandra Aparecida de Carvalho, é difícil a organização dos Jogos neste município por causa do grande número de escolas e poucas quadras. “Aqui é a cidade que dá mais trabalho para organizarmos o JEMG, uma vez que temos 13 escolas participantes, o maior número da microrregião. Além disso, a nossa infraestrutura com relação a esportes não é boa. Temos dificuldade para arrumar quadra e ginásios. A Prefeitura tem que alugar as quadras ou emprestar de escolas particulares”, afirmou Alessandra Vale.


Desenvolvimento de atletas

Alessandra de Carvalho ressaltou a importância de tal projeto na promoção do esporte em larga escala entre os alunos. “Os Jogos têm grande importância no Estado, uma vez que a gente consegue o envolvimento de 100% dos jovens, isso é interessante”, comentou.


"A curiosidade dessa matéria foi que apurei em 15 minutos. Liguei às 16:30 para a Superintendência e as organizadoras me avisaram que iriam viajar por uma semana e iriam ficar lá até as 17 horas. Aí, saí correndo para lá para entrevistá-las. De resto, é uma pauta meio furada para notícia, rola bem mais fazer um literário para salvar o texto..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário