sábado, 7 de agosto de 2010

Última pré-conferência de Saúde será neste dia 09


Na segunda-feira, 9 de agosto, às 19 horas, os moradores do Bairro Matosinhos, em São João del-Rei, terão a chance de expor e debater suas carências e reclamações durante a Pré-Conferência de Saúde, a ser realizada no salão paroquial da Igreja do Sr. Bom Jesus. Na oportunidade, serão escolhidos os delegados e condensadas as principais demandas da comunidade para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá de 20 a 22 de agosto.
A importância das pré-conferências, que aconteceram durante todo o mês de julho, é levantar as demandas de cada bairro em relação à Saúde. A cidade tem localidades com necessidades muito diversas. Portanto, é importante saber quais são os problemas específicos de cada uma para debatê-las durante a Conferência Municipal.

"Existe uma desmobilização por parte da sociedade. Até agora, infelizmente, a participação do povo foi muito baixa, está abaixo da média. Até porque não existe um empenho maior da Secretaria em fazer o chamamento para as reuniões, trabalhar a divulgação em jornais, rádios e com carros de som” (Borges)

Segundo o presidente do Conselho de Saúde, Willimar Borges de Deus, as demandas dos bairros se transformam em propostas a serem apresentadas na Conferência e as Associações de Bairro escolhem os delegados do local, que poderão ser os possíveis conselheiros da próxima gestão. “As deliberações da Conferência serão encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde e Câmara dos Vereadores, para que sejam implantadas políticas públicas de saúde no município”, afirmou Borges.

Baixa participação
De acordo com o conselheiro, a participação popular foi pequena nas reuniões que já aconteceram. “Existe uma desmobilização por parte da sociedade. Até agora, infelizmente, a participação do povo foi muito baixa, está abaixo da média. Até porque não existe um empenho maior da Secretaria em fazer o chamamento para as reuniões, trabalhar a divulgação em jornais, rádios e com carros de som”, disse Borges.
Para ele, essa situação empobrece a discussão, porque o número de pessoas que comparece nas pré-conferências não representa a realidade do bairro. “Aparecem boas propostas, mas poderia haver melhores se a participação fosse maior”, comentou.

Conferência Municipal
O tema da 8ª Conferência Municipal de Saúde é “Saúde: da educação à prevenção com participação”. Ela acontecerá no anfiteatro do campus Santo Antônio da Universidade Federal (UFSJ). No dia 20, haverá a abertura, com palestrantes. Dia 21, sábado, as discussões serão divididas em três grupos, de acordo com a área de interesse, para explorar melhor as palestras e propostas tiradas da comunidade. No domingo, 22, será feito o relatório final da Conferência, votadas as propostas e eleitos os membros da próxima gestão do Conselho de Saúde, com participação de todos os segmentos a sociedade.

"Tenho a informação de que esta reunião não se realizou por falta de divulgação e de estrutura. O presidente do Conselho me afirmou que o secretário de Saúde, José Marcos, vem tentando desmobilizar a população e impedir a realização da Conferência. No momento, ela será adiada e os conselheiros estão tentando reverter a situação. Ainda não apurei nada. Mas já estou correndo atrás da pauta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário