terça-feira, 10 de agosto de 2010

IFET inaugura três cursos


No dia 27 de junho último, mais um importante passo foi dado para o crescimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais (IF-Campus São João del-Rei). Começaram as aulas de mais três cursos, com 30 alunos cada: Especialização em pós-técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Informática, com ênfase em Internet; e Técnico em Controle Ambiental. Com isso, o IFET chega a um total de seis cursos, 220 discentes e 19 professores, sendo que, ainda este ano, mais nove docentes serão contratados.
E está prevista para agosto de 2011 a inauguração do novo prédio do Instituto, com investimento de R$ 1.866.035,75 pelo Ministério da Educação. Hoje o prédio da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzzato, o conhecido CAIC, divide suas atividades entre os 300 alunos do Ensino Municipal, na parte da manhã e os 220 do IFET, à tarde e à noite.
Para o diretor geral do campus do IF São João del-Rei, Maurício Novaes Souza, essa expansão é importante para suprir a grande carência de técnicos no mercado. Ele afirmou que a intenção do Instituto é formar profissionais qualificados e diferenciados que colaborem com o desenvolvimento igualitário do Brasil.
Segundo Maurício Novaes, é grande a expectativa com relação a esses três novos cursos. “Queremos que os alunos participem e colaborem com o crescimento da instituição, que acabou de ser criada e precisa dessa ação conjunta”, comentou o diretor.

Novos cursos
Os três cursos recém criados pelo IFET - Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Informática, com ênfase em Internet e Técnico em Controle Ambiental - foram projetados para atender a demanda da cidade e região. Além disso, a implantação de disciplinas está sendo pensada no sentido de criar uma identidade para a instituição e co-relação entre as matérias. “A especialização em Enfermagem, por exemplo, dará suporte aos estudantes do nível técnico. No outro ano, pretendemos abrir Licenciatura em Enfermagem, que irá acompanhar os outros alunos”, explicou Maurício Novaes.
O curso técnico em Controle Ambiental tem a duração de dois anos e, de acordo com sua coordenadora, Alessandra Furtado Fernandes, o profissional formado pelo IFET irá atuar na diminuição e controle dos impactos ao meio ambiente causados pelo homem. “Aqui no Rio das Mortes, por exemplo, tem um problema muito grande com desapropriação de casas construídas em locais irregulares. Desde o começo do curso, os estudantes estarão estagiando em parcerias, como com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Um dos projetos é a revitalização desse rio”, explicou ela.
Com duração de um ano, o curso Técnico em Informática, com ênfase em Internet, tem enfoque no desenvolvimento de aplicativos e páginas online. “Toda empresa que quer divulgar seu nome e aparecer para o seu cliente pode usar a Internet como uma ferramenta. O aluno sairá do curso preparado para criar essas páginas, fazer a publicidade”, enfatizou o coordenador, Alexandre Furtado Fernandes.
Já a especialização de Pós-técnico em Enfermagem do Trabalho focará a capacitação do técnico em Enfermagem para trabalhar em empresas, junto aos ambulatórios de Saúde Ocupacional. “Na região, oferecemos mais essa capacitação, pois temos várias empresas com carência desse tipo de profissional. O campo de atuação inclui agendamento de exames e acompanhamento de casos que tenham alguma emergência”, contou a coordenadora do curso, Isabel Cristina Adão Schiavon.

Mais cursos em 2011
No próximo ano, o número de alunos deve crescer para um total de 440 no primeiro semestre e 120 no segundo. Em setembro deste ano, o IFET abrirá inscrições para o vestibular, que acontecerá em novembro. A ideia é criar mais quatro cursos: Gestão de Vendas, ou de Negócios; Direito, Engenharia Ambiental e Administração de Empresas.

"Matéria bem tranquila. Só entrevistei os coordenadores do curso e peguei algumas falas do diretor do IFET. Perguntei aos alunos a expectativa em relação ao curso, mas preferi deixar as respostas de fora da matéria. Ainda não consegui um método de obter uma resposta de uma pessoa, que valha como a opinião de um grupo. Acho que seria muito individualista, não sei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário