quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O ex-embaixador, Rubens Ricupero, divulga livro sobre Tancredo e abre o segundo semestre letivo da UFSJ


Em tom solene e honroso, a Universidade Federal de São João (UFSJ) recebeu o multi-titulado, Rubens Ricupero, no dia 10 de agosto, para abrir o segundo semestre letivo de 2010. No anfiteatro do campus Santo Antônio, ele palestrou, com muita propriedade, acerca de temas muito variados: Tancredo Neves, economia, ética, moral e conjuntura.
Com fala extensa e fluente, Ricupero esbanjou tranquilidade e sabedoria ao contar casos da viagem que, após vencer as eleições indiretas a Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves realizou ao redor do mundo, antes de assumir o governo. Todas as histórias foram escritas em seu livro recém-publicado, "Diário de Bordo – A Viagem Presidencial de Tancredo Neves".
"Eu tenho certeza que seria um grande presidente. Teria feito um governo extraordinário! Era um homem de extrema sabedoria, a quem todos respeitavam” (Ricupero)

Segundo Ricupero, aquele foi o único momento em que Tancredo exerceu a presidência do País. Durante aquela viajem, o chefe da nação fazia planos e traçava estratégias de seu governo. “Tancredo tinha uma postura muito comedida e cautelosa, pois era o primeiro presidente civil do Brasil pós-ditadura. Em suas conversas, já traçava metas e tinha em mente o que faria em seu mandato. Eu tenho certeza que seria um grande presidente. Teria feito um governo extraordinário! Era um homem de extrema sabedoria, a quem todos respeitavam”, descreveu o ex-embaixador.

Economia
Rubens Ricupero analisou a atual conjuntura nacional como o melhor momento do Brasil em toda sua história. Hoje, não há perseguição ideológica e sistema político é pluralista, com alternância dos partidos no poder e grande abertura para o debate de opiniões. “Essa geração vive um bom momento. Há 25 anos que não ouço rumores de golpe militar ou de quaisquer complôs para instaurar uma ditadura”, afirmou.
O ex-ministro da Fazenda, presenteou a plateia com uma rápida e consistente interpretação acerca da economia brasileira dos últimos 25 anos. Ele elucida que o Brasil já não sofre mais os problemas passados com a inflação. Para ele, os governantes estão conseguindo arrefecer um dos maiores problemas dessa nação: a desigualdade social. “Melhoramos a distribuição de renda e o acesso aos bens de consumo. Mas não devemos nos iludir, pois a disparidade ainda é grande”, avaliou Ricupero.

Moral e ética
As palavras de Rubens Ricupero deram um passeio filosófico. Ele apontou quatro grandes ideias forças, que justificariam uma vida. São elas: a defesa do Meio Ambiente, a igualdade entre homens e mulheres, os Direitos Humanos e o desenvolvimento de todos com o mínimo de desigualdade. Essas seriam as grandes paixões que os homens devem buscar e conceitos muito próximos a uma ética da atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário