terça-feira, 17 de agosto de 2010

Janelas exala arte pelas ruas de São João


Durante o mês de agosto, o projeto “Janelas para Mulheres” faz inserções culturais nas ruas de São João del-Rei. Além de interagir com a cultura da cidade, os teatros de rua têm a intenção de agregar valores e costumes do povo são-joanense para a criação de um grande espetáculo participativo, previsto para o início de setembro.
A criação coletiva e progressiva é apenas um dos atrativos desse projeto. O “Janelas para Mulheres” ministra três oficinas gratuitas: Fabricação de Marionetes Gigantes, Percussão e Teatro de Rua, com o envolvimento de quase 100 alunos. De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto, Raquel Meneses, a intenção é capacitar um grupo de Teatro de Rua para atuar em del-Rei. “Ele deve continuar o trabalho, criando novos espetáculos”, afirmou Raquel.

Oficinas
Já passaram 60 alunos pelas oficinas gratuitas. Para Raquel, o resultado está sendo muito positivo, por causa do interesse e envolvimento das pessoas. O estudante, Zilvan da Silva Lima, de 21 anos, faz a oficina de Marionetes Gigantes. Ele contou que está sendo uma experiência ótima. “Os professores são bons e objetivos. É tudo direto. Pretendo usar o que estou aprendendo aqui para fazer outros bonecos. Está engraçado conversar com os franceses, nos comunicamos por grunhido, pelo som dos objetos. É muito legal”, disse.
O artista plástico do Bichinho, distrito de Prados, Marcelo Maia, de 39 anos também faz a oficina de Marionetes Gigantes. Ele relatou que aprendeu novas técnicas na formação da face dos bonecos “principalmente, nariz e boca. A professora é fera”, elogiou. O artista descreve que o ambiente compartilhado por brasileiros e estrangeiros no Galpão da Rotunda é harmonioso. “Parece que convivemos juntos há muito tempo”, afirmou Marcelo.

Criação coletiva
Dia 12 de julho, os membros do “Janelas para Mulheres” foram visitar grupos de terceira idade, como a Turma da Alegria, a Associação de Aposentados (ASAP) e a terceira idade da UFSJ. “Chamamos isso de teatro ambulante. Fizemos intervenções cênicas para colher histórias de mulheres da comunidade. Em cima do que nos contaram, escrevemos uma base de trabalho”, explicou o coordenadora do projeto.
O espetáculo está em plena fase de desenvolvimento não Galpão da Rotunda. A equipe trabalha no enredo, no figurino e na montagem dos bonecos gigantes, processo que deve terminar até o final do mês. “Em setembro, já devemos estar com a peça nas ruas”, pretende Raquel de Meneses.

Parceiros
Duas companhias de arte francesas estão participando do projeto: “Arts Nomades” e “Les Grandes Personnes”. Elas estão contribuindo com todo o processo de criação e trocando experiências com os alunos das oficinas. “Estou há três anos tentando fazer essa ponte entre a arte que fazemos na França e o Brasil. O Ano da França no Brasil (2009) foi importante para isso. Conseguimos a verba para que o intercâmbio acontecesse esse ano”, informou Raquel.
Segundo ela, foi proposta uma parceria com o curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João (UFSJ). O que não se concretizou, uma vez que aquele curso já está com muitos projetos. Os parceiros do Janelas para Mulheres são: Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

"Como só irá sair uma nota no jornal, resolvi fazer um texto para divulgar esse projeto tão bacana aqui no blog."

Nenhum comentário:

Postar um comentário