segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Casos de gripe suína caem em São João del-Rei

Os números de gripe suína estão baixos em São João del-Rei. Até o fechamento dessa edição, a Vigilância Epidemiológica havia contabilizado dois casos suspeitos sendo que ambos os testes deram negativo. No mesmo período de 2009, houve 97 suspeitas e 12 pessoas foram tratadas com o medicamento Tamiflu.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Eliene Jaqueline de Andrade Freitas, a queda nos números já era esperada, tendo em vista a vacinação de, aproximadamente, 56 mil são-joanenses. Ela informa que a imunização dos grupos de risco - gestantes, doentes crônicos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos e adultos de 20 a 39 anos - continua em todos os Postos da cidade.

No Brasil
O número de casos graves e de mortes provocadas pelo vírus Influenza H1N1 caiu este ano, em todas as regiões do país, resultado da vacinação de 88 milhões de pessoas. Segundo a análise preliminar do Ministério da Saúde, até o mês de julho, foram notificados 727 casos de pessoas que precisaram de internação e 91 mortes. Mesmo com a redução de casos, o Ministério da Saúde informou que continuará monitorando o vírus no país.
De acordo com Eliene Jaqueline, o Brasil se encontra numa pandemia com predominância dos casos leves da doença. “Isso é uma vantagem. Mesmo assim, devemos incentivar as medidas de prevenção, pois o vírus tem alta capacidade de mutação, queremos evitar surpresas. Caso alguém apresente sintomas de gripe suína, deve procurar o médico antes de qualquer coisa”, orientou. Ela acrescentou que serão dadas aulas instrutivas nas escolas e distribuídos documentos informativos. “Estamos à disposição da população para esclarecer qualquer dúvida”, disse.

Vacinação
Todos os Postos de Saúde de São João del-Rei continuam aplicando as vacinas a quem pertencer a um dos grupos de risco definidos pelo Ministério de Saúde. A meta era vacinar 38.649 são-joanenses até 21 de maio. Contudo, foram imunizadas 56 mil pessoas, representando 70% da população total da cidade. “Cumprimos a meta de 80% em todos os grupos, exceto o das gestantes, que foi de 75%. No geral, a cobertura foi muito boa, além das expectativas do Ministério da Saúde”, avaliou Eliene de Andrade.
A coordenadora reafirma a importância de continuar tomando as medidas de prevenção contra a gripe suína, uma vez que nem todos foram vacinados. “Às vezes, alguns deixam de se prevenir. Claro que a imunização é um ganho relevante, mas ela foi aplicada, apenas, nos grupos com maiores chances de desenvolver a forma mais grave da doença. As pessoas devem continuar atentas”, enfatizou.


Casos em 2009
Segundo dados da Coordenadoria de Epidemiologia de São João del-Rei, os casos suspeitos de gripe suína, em 2009, chegaram a 208, sendo que, destes, 44 foram feitos o exame. Seis deles deram positivo e outros 13 negativos. Além disso, 135 pessoas receberam o medicamento Tamiflu, indicado para tratar a doença e outras 17 entraram em contato direto com portadores do vírus.

BOXE 01
O que é a gripe suína, como identificar e prevenir

• A gripe suína é uma doença causada pelo vírus Influenza H1N1. Recebeu este nome por ser comum entre os porcos. O agente infeccioso sofre frequentes mutações.

• A transmissão do vírus acontece de diversas formas: pelo contato direto com uma pessoa infectada, por meio de tosse ou espirro, pelas mãos e objetos contaminados.
• Os principais sintomas são febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, falta de apetite, vômitos e diarreia. O tempo para que a pessoa os desenvolva é de 24 a 48 horas.

• A gripe suína representa risco de morte quando atinge, diretamente, os pulmões, inflamando-os e levando o paciente à insuficiência respiratória. Outra forma fatal da gripe é quando ela age nos músculos, trazendo problemas no funcionamento dos rins e do coração.

• Como se prevenir: Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar; manter as mãos sempre limpas com água e sabão, principalmente, após espirrar ou tossir; evitar contatos com pessoas doentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário