quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Policiamento durante os grandes eventos


Entre os dias 17 e 31 de julho, São João del-Rei viveu, intensamente, o 23º Inverno Cultural da Universidade Federal (UFSJ). E de 4 a 8 de agosto, a cidade, novamente, se agita para receber a 7ª Exposição Agropecuária. Para dar conta do aumento no fluxo de pessoas, a Polícia Militar mobiliza todo seu efetivo e planeja operações especiais para os maiores shows. O que garantiu um Inverno Cultural livre da criminalidade e pretende estender essa segurança para a Exposição.

Inverno Cultural
Segundo o chefe de policiamento do 38º Batalhão de Polícia Militar, capitão Edinilson Correia da Costa, durante o Inverno Cultural, houve um aumento do número de policiais nas ruas do Centro da cidade. “Nos eventos especiais, determinamos que as viaturas passassem nos locais que tivessem maior concentração de pessoas. Além disso, remanejamos o policiamento, dobramos o efetivo e, principalmente nos três grandes shows, escalamos policiais que estavam de folga”, contou o capitão Costa.
Segundo ele, as principais ocorrências notificadas pela PM envolvem, apenas, atritos e brigas. “Nada de mais grave que possa comprometer a segurança. Não registramos nenhum tipo de ocorrência envolvendo o Inverno Cultural, só problemas rotineiros”, comentou.
Apesar de toda a atenção da cidade estar voltada para o Centro, o chefe do policiamento garantiu que os militares continuaram, normalmente, com as rondas nas periferias. “Não houve diminuição no policiamento dos bairros, eles não sofreram nenhum prejuízo. Para isso, escalamos o pessoal da administração do Batalhão e quem estava de folga”, disse o capitão Costa.

Exposição Agropecuária
O esforço realizado no Inverno Cultural pelo 38º BPM será repetido na Exposição Agropecuária. “Fizemos uma reunião, acertando alguns detalhes, como a alteração do fluxo de trânsito e a intensificação do policiamento no interior e exterior do Parque de Exposições. Tudo isso para garantir a segurança da população”, contou o capitão Costa.

"Uma ideia de pauta bastante simples que tive, mas que nos impediu de reescrever um realese da PM nessa edição. Fui informado que não houve nunhum assassinato ou crime mais grave durante o Inverno Cultural o que é ponto positivo para o evento e para a organização militar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário