domingo, 7 de março de 2010

100 anos de Tancredo

Na quinta-feira, dia 4 de março, Tancredo de Almeida Neves, presidente eleito do Brasil, completaria 100 anos. Diversas comemorações e homenagens estão sendo prestadas ao político em âmbito nacional, estadual e municipal. Os festejos do centenário, que se iniciaram no dia 1º de março, estendem-se até 21 de abril, data da morte do são-joanense.

Memorial
Em São João del-Rei, aconteceu, na quinta-feira, dia 4, com a presença do governador de Minas Gerais e neto de Tancredo, Aécio Neves, uma visita ao túmulo do presidente eleito, na Igreja São Francisco de Assis. Na ocasião, os sinos das igrejas do centro histórico soaram o repique, uma saudação realizada para comemorar nascimentos. Neste momento, aconteceu uma benção concedida pelo bispo diocesano, Dom Waldemar Chaves de Araújo. O governador mineiro e os demais presentes depositaram uma coroa de flores, ao som do no Hino Nacional.
Logo após, um cortejo saiu em direção ao Memorial Tancredo Neves, localizado na Rua Padre José Maria Xavier, 7, que foi reinaugurado com a presença da Banda Municipal Santa Cecília.

Espetáculo teatral
No sábado, 6, o espetáculo teatral “Terra de Livres” sairá, às 21 horas, da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, em São João del-Rei, num cortejo pelas principais igrejas históricas, narrando episódios do ciclo do ouro. Trata-se de uma apresentação que contará a história do ouro e desta cidade, de modo teatral e circense, usando mais de 100 atores, muita música, luzes, teatro e dança. Ele passará pelo Largo do Carmo; pela Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e pelo Largo do Rosário, encerrando a apresentação no Largo de São Francisco de Assis.

Além do espetáculo, acontecerão as seguintes inaugurações:

Indústria do Conhecimento "Celina Braga de Andrade"
Data: 6 de março 2010
Horário: 18 horas
Local: Ruth Neder Issa, 90 – Residencial São José - Tijuco

Museu de Arte Sacra (MAS)
Data: 6 de março 2010
Reinauguração: 19 horas
Local: Praça Embaixador Gastão da Cunha, 01 – Centro

Acontecerá, ainda, a reabertura da Casa de Bárbara Heliodora, transformado num Centro Cultural. O novo espaço abrigará exposições e eventos culturais. A prefeitura de São João del-Rei será responsável pela administração do local.

Tancredo foi homenageado nacionalmente
O político são-joanense também ganhou homenagens nacionais e estaduais. No dia 1º de março, os Correios lançaram, no Palácio da Liberdade, na capital mineira, o selo comemorativo, com uma ilustração de Tancredo entre prédios de São João del-Rei e as bandeiras brasileira e mineira. Dia 3, o Senado Federal fez as honras, inaugurando um busto do presidente eleito, no Salão Nobre. Em solenidade, no dia 4 de março, a Cidade Administrativa do Governo do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi inaugurada e recebeu o nome de Tancredo de Almeida Neves.

"Essa foi a maior conbertura que já fiz. Até o dinossauro Sarney estava presente. Cheguei ao local cedo demais, procurei a assessora de imprensa do Aécio Neves, para me cadastrar e entrar no S. Francisco. Depois, foi muito do já tradicoinal chá de cadeira. Meia hora depois do combinado, chegou Ciro Gomes, provável candidato a um monte de cargos, descendo o pau em todo mundo. Marcio Lacerda estava junto, mas não foi tão visado pela imprensa e se leimitou a tirar fotos com alguns fãs... Uns 15 minutos mais tarde, vi uma correria de repórteres: Aécio e Sarney chegavam no Largo do São Francisco. Foi uma epifania de fotos, flashes e muito empurra-empurra entre os jornalistas. Em frente à Igreja, o governador parou para uma entrevista coletiva, em que somente ele falou, não foi feita nenhuma pergunta. Eu só queria uma foto, mas acabei entrando na dança e pûs o gravador no meio, só pela experiência. O que gravei foi:
'Hoje, saudamos Tancredo, mas saudamos também a retomada da democracia, da liberdade e dos melhores valores que os brasileiros trazem consigo. Nada mais adequado do que terminarmos o dia de hoje em São João Del-Rei. Poucos políticos tiveram uma trajetória tão ligada ao chão de sua terra como Tancredo e ele jamais deixou que os valores de sua criação e a importância de São João na história do Brasil estivesse distante dos seus pensamentos e da sua política'. Peguei o que queria e saí cedo, para enviar todo o material, pois já havia passado o deadline e o jornal estava esperando na gráfica... Foi uma experiência muito boa, com direito à bastante correria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário