sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Obras de revitalização do Cristo estão paralisadas


O projeto de revitalização da Praça do Cristo Redentor de São João del-Rei, apresentado à comunidade do Senhor dos Montes no dia 21 de julho deste ano, sofreu alterações. As mudanças realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da planilha de execução, levaram à redução da obra. A lanchonete foi diminuída e os banheiros para deficientes físicos, retirados, para que o valor do empreendimento não ultrapassasse os R$ 650 mil aprovados pela Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop).
A Secretaria de Cultura e os movimentos sociais repudiaram o fato e prometem cobrar a execução do projeto na íntegra. Os trabalhos de revitalização foram interrompidos até que Prefeitura e Secretaria de Cultura entrem num acordo. Uma visita ao Cristo foi marcada para essa sexta-feira, dia 22 de outubro, às 9 horas. No local as autoridades debaterão sobre a obra e as alterações no documento.

Projeto
O projeto foi elaborado pela arquiteta da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Karina da Silva Martins Rodrigues. Ela afirmou que não se responsabiliza pelas alterações que foram feitas. “Não fui eu que encaminhei o documento à Setop. As mudanças não me dizem respeito. A execução do projeto não é de responsabilidade da Secretaria de Cultura”, destacou Karina Martins.
A arquiteta contou que o projeto, apresentado à comunidade, contém um playground, lanchonete, acessibilidade em toda a praça, mesas de jogos, teatro de arena, piso em toda a sua extensão, iluminação especial e palmeiras de pequeno porte.
O proprietário da empresa responsável pela obra, Vec Construtora, Renato Luiz Baccarini Filho informou que a obra fica parada enquanto Prefeitura e Secretaria de cultura não definirem qual projeto deve ser cumprido. “Está paralisada porque a planilha não está batendo como projeto. Não temos nada a ver com a polêmica, a planilha veio do Setor de Engenharia da Prefeitura”, disse.
Renato Baccarini contou que, na planilha, não consta a construção de uma lanchonete com banheiros para deficientes físicos e há, também, mais algumas pequenas modificações.

Alterações recebem críticas
O secretário de Cultura e Turismo, Ralph Araújo Justino, não gostou das mudanças no projeto arquitetônico. A obra ficaria em mais de R$ 650 mil. “Valor conveniado pela Setop”, informou. Por isso, a Prefeitura teria feito alterações no projeto. “Queremos que o projeto da Secretaria de Cultura seja cumprido e que a Prefeitura banque o resto”, reforçou.
O presidente do Movimento Força Jovem, Rodrigo dos Passos Cipriano, disse que a Prefeitura Municipal não deveria ter feito modificações no projeto que havia sido apresentado à comunidade. “Não têm que mexer em nada. Quando mexem fazem essas alterações covardes”, reclamou Rodrigo Cipriano.
A vereadora Vera Lúcia Gomes de Almeida (PT) informou que está acompanhando a polêmica e atribuiu as alterações ao prefeito Nivaldo José de Andrade. “Estão usando a planta, mas tirando muita coisa para diminuir o preço”, observou Vera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário