terça-feira, 8 de junho de 2010

Novo Bispo será empossado em 17 de julho

Dom Célio de Oliveira Goulart, de 65 anos, foi nomeado bispo da diocese de São João del-Rei, em 26 de maio, pelo papa Bento XVI. O novo bispo assume a diocese em 17 de julho, às 16 horas, na Catedral de Nossa Senhora do Pilar. Na ocasião, será preparada uma recepção solene a Dom Célio e uma cerimônia de posse. Dom Waldemar Chaves de Araújo, 75, renunciou ao cargo e se tornou bispo emérito em função de sua idade. Dom Waldemar foi nomeado Administrador Apostólico da diocese, a fim de tomar conta dos trabalhos até a chegada de Dom Célio.
O novo bispo comunicou, em carta à diocese e ao povo são-joanense, que ficou feliz com o anuncio. Afirmou que busca se aproximar, espiritualmente, da cidade e que conta com o apoio de todos em sua nova caminhada. “Tenho procurado estar em sintonia com toda a realidade eclesial, humana, cultural e social dessa Diocese em meus momentos de oração. O Senhor me pede uma nova missão. Talvez já esteja envelhecido para um novo começo, mas confio na graça de Deus e na participação de todos”, escreveu o bispo.

"Tenho procurado estar em sintonia com toda a realidade eclesial, humana, cultural e social dessa Diocese"

Ele ainda congratulou o bispo emérito, Dom Waldemar, pelo trabalho e empenho em prol da diocese da cidade. “Vamos agradecer a D. Waldemar por estes anos dedicados à nossa diocese de São João del-Rei. Ele deixa para todos nós seu testemunho de um homem acolhedor, alegre e dedicado pelas ações realizadas em benefício da vida pastoral da diocese. Que ele possa ter uma vida feliz, com saúde e com nosso reconhecimento por tudo que ele significa para nós”, afirmou Dom Célio.

Preparativos
Segundo o vigário geral da diocese, Dirceu de Oliveira Medeiros, os padres se preparam para a chegada de Dom Célio, até agora prelado em Cachoeiro de Itapemirim (ES). “Estamos envolvidos nos preparativos: festa de recepção, solenidades e cerimônia de posse. Dom Waldemar, enquanto a diocese permanece vaga, foi nomeado Administrador Apostólico, mas não deve tomar muitas providências nesse período de transição”, contou o vigário geral.

Roma
Dom Waldemar e Dom Célio, agora, viajam à Roma, pedir a benção do papa, Bento XVI. “Nestes próximos dias, estaremos em Roma, com nossa Visita Ad Limina. Pedirei à sua Santidade, o papa Bento XVI, bênçãos especiais pelas dioceses de Cachoeiro de Itapemirim e de São João del-Rei. Será nosso momento de unidade e de comunhão com o Papa que tem manifestado sabedoria e firmeza na condução de nossa Igreja. Estejam juntos comigo em orações nesta intenção”, escreveu o novo bispo.

Biografia
O novo bispo, Dom Célio de Oliveira Goulart, nasceu em Piracema (MG) no dia 14 de setembro de 1944. De currículo extenso, Dom Célio foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM) em 12 de julho de 1969. O bispo estudou filosofia em dois conventos: Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS); e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Depois, cursou teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis, e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, na capital mineira.
Dom Célio assumiu o bispado de Leopoldina (MG) em 28 de agosto de 1998. Em 09 de julho de 2003, é transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim, onde permanece até ser nomeado bispo de São João del-Rei.
Com o lema: “A cruz é a força de Deus”, o bispo ganhou o coração de todos os fiéis por onde passou. Conhecido pelo seu jeito simples, acolhedor e fala serena, Dom Célio congregou a diocese de Cachoeiro do Itapemirir e é muito querido pelo presbítero daquela cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário