segunda-feira, 21 de junho de 2010

9.777 são joanenses tiveram títulos canelados ou suspensos

13,75% do eleitorado de São João del-Rei não votarão em outubro deste ano. Isto porque a contagem realizada pelos dois cartórios eleitorais, em 14 de junho deste ano, mostra que 9.436 dos 71.097 eleitores da cidade não se recadastraram e tiveram seus títulos cancelados, outros 341 tiveram os títulos suspensos. Na cidade São João del-Rei, a percentagem de cancelamentos foi de 13,27%, e de suspensões foi 4,79%.
Esse número é definitivo e conta as pessoas que regularizaram sua situação até o dia 5 de maio deste ano, quando se encerrou, efetivamente, o recadastramento biométrico. Apesar disso, segundo a chefe da 256ª Zona Eleitoral, Sueli Coelho da Cunha, o recadastramento em São João del-Rei foi eficiente. “O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais nos disse que o município foi muito bem na revisão”, afirmou.
Quem não se recadastrou não poderá votar nas próximas eleições e deve pagar uma quantia de R$ 3,50 reais por cada turno.

Agora, só em novembro
O sistema de cadastro foi fechado em 5 de maio. Os 9.436 eleitores que tiveram seus títulos cancelados só poderão regularizar sua situação em novembro, após a divulgação do resultado das Eleições/2010.

Novidade
De acordo com a Lei Federal 12.034/09, todos os eleitores terão que apresentar, na hora da votação, o título de eleitor e um documento com foto. O processo biométrico, que viria para acelerar o tempo de votação, será, apenas, um sistema de identificação a mais. “Isso trará confusão na hora da votação, temos que ficar atentos. Reforçamos que o eleitor deve apresentar título e documento com foto, mesmo tendo feito o recadastramento”, ressaltou Sueli Cunha.

"Fiz esse texto um mês atrás e engavetei, porque os dados ainda não eram conclusivos. Acabou que tive que mudar todo o corpo do matéria com as alterações. Essa história de biometria me parece a maior furada. Só vai trazer maior burobracia e gastos nessa eleição, pode até funcionar bem depois que for melhorada e implantada em muitas cidades. Mas nesse período de testes, as cidades vão sofrer de cobaia."

Nenhum comentário:

Postar um comentário