terça-feira, 8 de junho de 2010

3ª Semana do Meio Ambiente

Com duração de 5 a 12 de junho, a 3ª Semana Municipal de Meio Ambiente busca levar a conscientização ecológica a todas as escolas municipais são-joanenses, com palestras, caminhadas e plantio de mudas. Os pontos altos serão os debates da Reunião do GD-1 (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande), às 9 horas do dia 8 de junho, no auditório do 38º Batalhão de Polícia Militar; e, no dia 9, o Fórum “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”, que inicia às 8 horas no auditório do campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João (UFSJ). A Secretaria de Meio Ambiente não participa da organização da Semana.
A Semana tem com objetivo reunir uma Rede Ambiental com a participação dos diversos segmentos da sociedade e instituições para amadurecer e fortalecer ideias, propostas e ações para proteger o meio ambiente. A comissão organizadora ressaltou o caráter integrador do evento. “Há muita gente preocupada, mas estamos isolados. Queremos unir todos em torno de uma meta em comum e saber onde queremos chegar. Temos ferramentas à nossa disposição, mas não conseguimos utilizá-las de maneira participativa”, afirmou o engenheiro florestal do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Reginaldo da Silva Alves.

“A Secretaria foi convidada, mas não está presente fisicamente. Talvez porque o secretário Celso Sandim assumiu o cargo há pouco tempo." (CLARET)

E a Secretaria?
Segundo um dos organizadores do evento, Antônio Claret, do Instituto Apoiar, a Secretaria de Meio Ambiente não se envolveu na preparação da Semana de Meio Ambiente, nem tem representatividade na comissão organizadora. “A Secretaria foi convidada, mas não está presente fisicamente. Talvez porque o secretário Celso Sandim assumiu o cargo há pouco tempo . Faremos novo convite para o Fórum”, afirmou Claret.
O secretário, Celso Sandim, afirma que a Secretaria de Meio Ambiente, está à disposição para contribuir com o que for necessário. “A Secretaria já faz esse trabalho o ano todo e, durante a Semana, vamos intensificar. Vamos dar todo o apoio e também temos nossa programação em paralelo. A organização do evento está de parabéns pela iniciativa, isso é bom para a conscientização da população”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Ações não acontecem
O analista ambiental do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, Fabio Luis Vellozo de Mello, disse que é importante o caráter integrador da Semana para concretizar as ações de preservação ambiental. “Nosso trabalho pode ser incipiente, mas estamos em busca de uma mudança de atitude. Queremos preencher lacunas para que as coisas comecem a acontecer. É fácil falar de preservação ao meio ambiente, mas nada de concreto foi feito”, afirmou Fabio Luis.

Fóruns e debates

A Reunião do GD-1 (Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Grande), que reunirá 33 cidades no dia 6 de junho, é a grande expectativa da Semana. Na ocasião, os conselheiros discutirão o gerenciamento das águas e afluentes da bacia e, às 14 horas, haverá a palestra “Papel do espaço rural na disponibilização de água”.
O Fórum, que acontece no dia 9 de junho, tratará sobre o tema “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”. Diversos segmentos da sociedade, técnicos e políticos debaterão sobre os problemas ecológicos da região tentando buscar soluções. Há três mesas: ‘Catadores’, ‘Legislação’ e ‘Plano de Gestão de Resíduos Sólidos’. “Convidamos a população para discutir a coleta seletiva, tratamento de esgoto, aterro sanitário e se informar sobre o destino dos resíduos sólidos. O Fórum terá caráter deliberativo, vamos elencar propostas e, em parceria com o Legislativo, tentar transformá-las em leis”, informou Antônio Claret, organizador da Semana.

Problemas
A Semana conscientiza os cidadãos e alunos para a educação ambiental, através de caminhadas, palestras, plantio de mudas e limpeza das ruas. Contudo, espera-se que velhos problemas da cidade sejam pensados como: criação de uma Lei de Meio Ambiente, reformulação da Lei Orgânica, reestruturação do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema); e Aterro e Esgotamento Sanitários. “Queremos debater todos esses problemas. O Codema parece estar desativado, nossa Lei Orgânica está ultrapassada e não temos lei ambiental. Quando visitei o Aterro Sanitário, o que vi foi um ‘Enterro Sanitário’, tentaremos estabelecer propostas e soluções”, afirmou Claret.

Programação
A 3ª Semana do Meio Ambiente já começou com palestras e plantio de mudas nas escolas urbanas e rurais. Confira a agenda a partir deste fim de semana:
• 5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente. Haverá blitz ecológica em diversos pontos da cidade;
• 6 de junho: 8 horas - Missa no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos;
• 7 de junho: 8 horas - Ancinho Humano – limpeza das margens do Córrego do Lenheiro;
• 8 de junho: 9 horas - Reunião do GD-1 no auditório do CDB e, às 14 horas, palestra “Papel do espaço rural na disponibilização de água”;
• 9 de junho: 8 horas - Fórum “Gestão de Resíduos Sólidos e Lixo”, no auditório do campus Santo Antônio da UFSJ;
• 10 de junho: 8 horas - Evento cultural e educativo no Bairro de Matosinhos;
• 11 de junho: 8 horas - Visitação aos stands ecológicos na Avenida Tancredo Neves;
• 12 de junho: Encerramento - Dia Regional Sem Carro. A partir das 9 horas: Cãominhada, Passeio Ciclístico, Caminhada da Terceira Idade com Seresta da Asap e Ato Ecumênico no Marco Zero da Estrada Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário