sexta-feira, 30 de abril de 2010

UFSJ lança seu primeiro curta

O curta “Prazer em te desconhecer” foi exibido em público pela primeira vez no Espaço Manicômicos, na noite de 29 de abril. Dirigido por Jairo Faria Mendes e com a direção de elenco de Adilson Siqueira, professores de Comunicação Social e Artes Cênicas, respectivamente, da Universidade Federal de São João (UFSJ), o filme conta os encontros e desencontros ocorridos numa viajem noturna de ônibus. O curta também é um livre exercício da poética e dos temas surrealistas.

“Prazer em te Desconhecer” foi encenado por alunos de Artes Cênicas e Comunicação Social, e profissionais da comunidade. “Tive a ideia observando coisas que aconteciam em viagens de ônibus, situações bem bizarras, diferentes e interessantes. Escrevi o roteiro e o professor Adilson leu. Ele sugeriu rodarmos o filme aqui em São João del-Rei, aproveitando os alunos e a estrutura da Universidade. Conseguimos equipamentos e apoio pela parcerias e produzimos, mesmo com as condições difíceis”, contou o diretor e roteirista, Jairo Mendes.

Profissionalismo
O diretor iniciante fez questão de ressaltar o profissionalismo dos atores. “Eles entraram de cabeça nas situações, levaram muito a sério e entraram no filme, mesmo. Nosso idealismo foi compensado, porque conseguimos terminar o filme”, afirmou Jairo.

Exibição
“Prazer em te desconhecer” foi exibido, gratuitamente, no Espaço Manicômicos. Com as arquibancadas e o chão lotados, os atores se reconheceram na tela e receberam o filme calorosamente, com muitas risadas e aplausos. “Foi muito agradável sentir o calor humano da galera. Uma recompensa de todo o trabalho e das dificuldades vencidas. O que mostra que a arte tem esse papel de aproximar as pessoas, fazer com que elas se abram mais”, relatou.
Indagado qual das situações presentes no filme ele já havia vivenciado, o diretor riu bastante e indicou a dos protagonistas, se referindo aos amassos que os estranhos trocavam na poltrona do ônibus. “Boa parte das coisas eu cheguei a vivenciar. Para dar uma pista... eu prefiro não falar (risos). Mas acho que não tem nada demais: eu vivenciei uma situação semelhante a dos protagonistas”, disse, entre muitos risos, Jairo.

Futuro
Jairo Mendes adiantou que está animado para continuar as produções e direções e deve dar continuidade à nova carreira. “A recepção dá incentivo a participar de outros projetos e estimular os alunos a fazerem do espaço acadêmico um espaço vivo, e a arte é um grande instrumento para isso”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário