segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dengue é contida em SJ


A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica contabilizou, somente neste ano em São João del-Rei, 188 focos do mosquito aedes aegipty e 15 suspeitas de dengue, sendo que um exame foi positivo. A Vila Santa Terezinha é a área com mais focos, 58. No Tijuco, uma pessoa foi notificada e foram feitos quatro fumacês, ou seja, dispersão de inseticida no local como medida de bloqueio de transmissão.
O caso confirmado foi de uma mulher de 42 anos, residente no Bairro Bom Pastor, que contraiu a doença na cidade e está sendo tratada.
Em comparação, até abril de 2009, os números eram de 12 casos suspeitos e cinco confirmados, com 168 focos. A Epidemiologia orienta a população a intensificar o combate ao vetor da doença durante o ano todo.

Os casos
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Vânia Aparecida de Paula Gouvêa, informou que alguns dos 15 casos suspeitos são externos, isto é, o paciente contraiu em outra cidade e se tratou na rede são-joanense de saúde. “Tem pessoas que viajam e passam por lugares com epidemia de dengue. Aí, contraem a doença e voltam para São João del-Rei. Para o mosquito não transmitir a doença desse paciente para uma pessoa sadia, fazemos o fumacê na área em que ele mora, para matar os mosquitos. Temos dois casos assim, prevenimos a área e orientamos os pacientes a procurar o médico”, afirmou a epidemiologista.

Epidemia
Vânia Gouvêa ressalta que os números registrados são considerados normais e mostram que esta cidade não passa por uma epidemia de dengue. “Aqui a dengue está sobre controle. Os casos que vão se confirmando são isolados. Agora foi que começaram a aumentar, por causa do período de chuvas. Mas não há epidemia na cidade”, destacou Vânia Gouvêa.
Segundo a agente de Endemias, Cristiane Liliam da Silva, a sociedade tem que continuar tomando as medidas de prevenção contra o mosquito, mesmo que o período de chuvas tenha passado. “Quando os casos aumentam, as pessoas se preocupam mais. Depois, elas esquecem de fazer sua parte. Temos que ficar atentos todas as épocas do ano e não só no verão. Se isso fosse feito, não teríamos tanta preocupação durante as chuvas e os números cairiam”, afirmou a agente.

Gripe suína

No outono, as preocupações se deslocam da dengue para a gripe suína. A sociedade convive com as duas doenças, mas não deve se preocupar e lotar os postos de saúde. “Os sintomas delas são parecidos, pode haver confusão. Mas as vacinas vão diminuir bastante os casos de Influenza A. Orientamos sempre a procurar um médico, quando apresentar os sintomas. Não precisa se preocupar, mas tendo febre é bom ir ao Posto de Saúde mais próximo”, orientou a epidemiologista Vânia Gouvêa.

Vacina
Ao contrário do que está acontecendo nas grandes cidades, as vacinas contra o vírus da Influenza A são suficientes e atendem a demanda da população. “Aqui em São João, não estamos com falta da vacina. Tem pouca, mas tem”, informou Vânia Gouvêa.
De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, esse ano, espera-se que os casos de gripe suína caiam bastante e surjam apenas casos isolados “Se tiver, vai ser muito pouco, pois a maioria da população será vacinada”, concluiu.

"Bom, tive uma preocupação em enteder melhor o fenômeno da dispersão da dengue na cidade e porque não há epidemia em SJ. É interessante notar que poucos casos foram confirmados e alguns ainda foram contraídos fora da cidade. Deve-se dedicar os cumprimentos ao bom trabalho feito pela equipe de epidemiologia da cidade, que cobre SJ inteira levantando dados e fazendo o tratamento"

Nenhum comentário:

Postar um comentário