domingo, 18 de abril de 2010

Tomada de Montese completa 65 anos


O 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11BIMth)-Regimento Tiradentes está comemorando, desde terça-feira, 13, os 65 anos da vitória na Batalha de Montese, acontecida na Itália no dia 14 de abril de 1945. As solenidades se estendem até domingo, 18, com Formatura no Monumento dos Expedicionários, no Centro de São João del-Rei.
Esta cidade enviou 167 homens para lutar na Segunda Guerra Mundial contra as tropas de Adolf Hitler, sendo que 132 faleceram. Na Itália, as tropas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) derrotaram os nazistas e ocuparam a Região de Montese. Daí o motivo de tanta comemoração, que, neste ano, incluem uma competição, baile de gala, missas e homenagem aos herois são-joanenses.

Confiram a programação do fim de semana:


• 17 de abril (sábado):
Às 19 horas: Celebração de cultos religiosos, no 11º BIMth-Regimento Tiradentes;
Às 20h30min: Concerto de Gala, pela Banda do Exército, no Teatro Municipal;

• 18 de abril (domingo):
Às 8h30min: Formatura de Montese, no Monumento dos Expedicionários, com a presença dos pracinhas são-joanenses que venceram as tropas nazistas.

Tomada de Montese
O comandante do 11BIMth-Regimento Tiradentes, tenente coronel Luiz Cyrillo de Lima Júnior, falou sobre como os são-joanenses venceram a batalha contra as tropas alemãs que ocupavam Montese, na Itália. “Montese foi a batalha mais sangrenta que os nossos pracinhas participaram. Nosso Regimento realizou o ataque principal e recebeu o contra-ataque da artilharia alemã. A vitória permitiu que a guerra seguisse em direção norte, subindo para a região em que os nazistas estavam se retraindo”, relatou.

O comandante destacou, ainda, as dificuldades estratégicas pelas quais os são-joanenses passaram até vencer os nazistas. “Montese era uma região muito hostil. O vilarejo se situava em uma montanha que dificultou a progressão dos brasileiros. Os fogos de artilharia alemães criaram vários problemas para os brasileiros e houve muitas baixas”, contou.

Segundo o tenente coronel Cyrillo, lembrar desse feito histórico da tropa são-joanense engrandece o 11BIMth. “Na época, a sociedade local forneceu seus jovens para lutar. O núcleo do 11º Regimento de Infantaria foi encabeçado por São João del-Rei, sob o comando do coronel Delmiro Pereira de Andrade. Isso deu uma projeção enorme para uma cidade do interior de Minas Gerais, com tamanha bagagem histórica e cultural, além de relevar o nosso material humano e destacar os soldados são-joanenses”, afirmou.

Valores eternos
O comandante destacou, também, os valores que aqueles herois são-joanenses deixam para os pracinhas da tropa atual. “Eles tinham atributos muito fortes, como abnegação e patriotismo, sem dúvida. Era uma tropa jovem, que se apresentou como voluntários e conviveu com muitas carências de material. Foram para um País que não conheciam, correr riscos, no frio, lutando contra os nazistas, que tinham ampla experiência de guerra. São valores que servem de modelo para sempre”, ressaltou o tenente coronel.

"Evento de grande importância para a cidade, a Tomada de Montese simboliza tempos áureos de uma São João que, hoje, pode parecer longíqua para seus habitantes. Jornalisticamente, a apuração se torna complicada, uma vez que as comemorações são anuais, todas da mesma forma. No fim, é uma celebração de um grande feito do Exército sanjoanense e que deve ser lembrado todo ano por sua magnitude. Isso posto, seria interessante que o fato fosse melhor aproveitado pela cidade, atraindo turistas para o Museu. A secretaria de Turismo poderia trabalhar nesse sentido..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário