segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dilma em São João


Antes do texto, colocarei as duas versões para quem tiver paciência de compará-las. A primeira saiu no jornal. A segunda foi a que eu enviei para a FOLHA.


Centenas de pessoas fizeram fila para ocupar os 480 lugares do Teatro Municipal de São João del-Rei, na noite de 6 de abril, para ver e ouvir a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Vana Rousseff, pré-candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) ao Palácio do Planalto. Lotação esgotada, grande parte do público acompanhou do lado de fora, através de um telão, a solenidade presidida pelo reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis.
Dilma Rousseff iniciou por Minas Gerais, mais precisamente por Ouro Preto e São João del-Rei, suas viagens pelo País, após se desincompatibilizar, no último dia 31 de março, do cargo de ministra de Estado. “Minas é meu berço” afirmou, ao explicar o porquê veio a este Estado.
Homenagens

Acompanhada do presidente do PT de Minas, deputado federal Reginaldo Lopes, do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel e do ex-ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, Dilma Rousseff recebeu uma placa de estanho das mãos do reitor da UFSJ, Helvécio Reis. “Preparamos essa homenagem em reconhecimento aos esforços da ex-ministra para a liberação de montantes indispensáveis à expansão da Universidade, criação de cursos, prédios, laboratórios e contratação de professores”, declarou o reitor.


Antes, porém, ela prestou uma homenagem ao são-joanense Tancredo de Almeida Neves, presidente eleito do Brasil, depositando em seu túmulo um buquê de flores. Afirmando que, naquele momento, os pensamentos são mais fortes que as palavras, completou: “Esta é uma homenagem que faço a ele e a nossa Minas Gerais. Ele foi um homem que muito lutou pela liberdade e desenvolvimento do Brasil. Suas palavras são atuais até hoje. Esse é um momento de muita emoção”.

Teatro

No Teatro Municipal, Dilma Rousseff falou para um público aproximado de 1.000 pessoas, entre professores, estudantes, técnicos e lideranças políticas locais. A ex-ministra começou dizendo sobre sua felicidade por estar em Minas Gerais, “terra de dois grandes brasileiros. Primeiro, Tiradentes e, segundo, o quase presidente Tancredo Neves. Duas referências históricas para o Brasil”. Ela ainda citou suas origens: “Minas Gerais é o Estado onde nasci e onde cheguei à juventude, num momento de luta e resistência. Minas sempre foi referência de lutas libertárias que honram nossa nacionalidade, que ajudaram a fazer do nosso Brasil um país autônomo, independente”.

Ela defendeu a necessidade eminente de continuar melhorando a excelência das Universidades, junto com o Ensino Fundamental e Médio e apontou a educação como impulsora do desenvolvimento brasileiro. “Fico feliz de estar numa Universidade Federal, que antes eram sucateadas, sofriam para pagar professores, ter bons equipamentos e prédios. Contratamos professores e investimos em qualidade. Acabamos com o abs
urdo de opor o Ensino Fundamental ao Superior. As diretrizes do Governo Lula fazem as duas coisas. Temos que investir na melhoria dos Ensinos já!”, falou, ovacionada, a ex-ministra.

Dilma elogiou o progresso da UFSJ, destacando os bons números da Universidade e a criação de oportunidades. “Gostaria de parabenizar professores e alunos da UFSJ. A Universidade pulou de 3,4 mil alunos para 7,5 mil, com a meta de chegar aos 12 mil em 2012. Serão criadas novas oportunidades para quase 7 mil alunos. Fizemos muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para acabar com o descaso que o ensino brasileiro foi submetido ao longo dos anos”, ressaltou.


Avanço do País


Com relação ao País, a ex-ministra comentou que, nos últimos sete anos e meio, “o Brasil pode ser considerado um vencedor, que caminha em direção ao rumo certo. E não está mais subjugado ao FMI. O Brasil fechou 2009 gerando quase um milhão de empregos; criou, recentemente, 140 escolas técnicas e, até o final de dezembro de 2010, entregará mais 214”. Hoje, olhamos para trás e não reconhecemos aquele País de 2002. Recebemos o Brasil completamente quebrado, controlamos a inflação e nos tornamos credores. Buscamos construir oportunidades iguais para os cidadãos. Falamos de educação para estruturar o presente e olhar para o futuro”. Para Dilma Rousseff, o Brasil tem um futuro claro, que é entrar na economia do conhecimento. “Continuaremos aplicando o conhecimento à economia para inserir o Brasil na economia do conhecimento, como produtor de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, atendendo as demandas atuais e futuras do crescimento econômico e do desenvolvimento social”, defendeu.

Tancredo Neves

Dilma Rousseff finalizou citando Tancredo Neves: “Fico muito feliz ao encerrar minha fala, mais uma vez, me reportando a esse grande conterrâneo meu e de vocês, Tancredo Neves, que dizia que uma Nação só crescerá quando crescer em cada um desses aspectos: saúde, alegria e trabalho. O povo brasileiro jamais deve esquecer essas palavras. O Governo Lula realizou o sonho de Tancredo Neves, mas há muito mais ainda a fazer”.

________________________
_____________________________________________________________________________________



Dilma Roussef visita São João e elogia UFSJ


A ex-ministra da Casa Civil, Dilma Vana Roussef, esteve em São João del-Rei, no dia 06 de abril. Em sua passagem, a pré-candidata do PT à presidência visitou o túmulo de Tancredo Neves e recebeu uma homenagem da Universidade Federal de São João del-Rei no Teatro Municipal lotado. Em discurso, ela elogiou o crescimento da Universidade, ressaltou a importância da educação para o desenvolvimento do Brasil e lembrou de Tancredo e de Minas Gerais por seus ideais libertários.

Ao chegar à cidade, Dilma se dirigiu à Igreja de São Francisco de Assis, onde, sob garoa depositou um buquê de flores sobre o túmulo do presidente sanjoanense. “Foi um homem que muito lutou pela liberdade e desenvolvimento do Brasil. Suas palavras são atuais até hoje. Esse é um momento de muita emoção”, disse a ex-ministra.


Placa e elogios

À noite, Dilma Roussef se dirigiu ao Teatro Municipal, que estava lotado de estudantes, professores, técnicos, políticos e representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Na ocasião, o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis, a recepcionou com uma placa de estanho. “Preparamos essa homenagem em reconhecimento aos esforços da ex-ministra para a liberação de montantes indispensáveis à expansão da Universidade, criação de cursos, prédios, laboratórios e contratação de professores”, declarou o reitor da UFSJ.

De acordo com o reitor, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitiu vários avanços às Universidades Federais. Ele destacou, ainda, a importância de Dilma na melhoria da educação e do desenvolvimento do País. “Temos a primazia de receber a ex-ministra, uma das mais fieis guardiãs da democracia, como uma das pessoas que se colocam no centro do debate sobre o futuro do Brasil”, falou Helvécio Reis.


Muitos aplausos durante o discurso

Em seguida, a homenageada discursou para o Teatro Municipal e para as pessoas que assitiam ao telão posicionado do lado de fora. A mineira Dilma Roussef disse que volta à Minas Gerais, importante palco de sua formação política, com o sentimento de liberdade. “Minas é referência por todas tradições libertárias. Deixei Minas, mas Minas não deixou meu espírito nem minha alma. Fiquei com o espírito de independência dessa terra”, afirmou a pré-candidata.

Em seu discurso, ela defendeu a necessidade eminente de continuar melhorando a excelência das Universidades, junto com o Ensino Fundamental e Médio. Apontando a educação como impulsora do desenvolvimento brasileiro. “Fico feliz de estar numa Universidade Federal, que antes eram sucateadas, sofriam para pagar professores, ter bons equipamentos e prédios. Contratamos professores e investimos em qualidade. Acabamos com o absurdo de opor o Ensino Fundamental ao Superior. As diretrizes do governo Lula fazem as duas coisas. Temos que investir na melhoria dos Ensinos já!”, falou, ovacionada, a ex-ministra.

Ela elogiou muito o progresso da UFSJ, destacando bons números da Universidade e a criação de oportunidades. “Gostaria de parabenizar professores e alunos da UFSJ. A Universidade pulou de 3,4 mil alunos para 7,5 mil, com a meta de chegar aos 12 mil em 2012. Serão criadas novas oportunidades para quase sete mil alunos. Fizemos muito, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para acabar com o descaso que o ensino brasileiro foi submetido ao longo dos anos”, ressaltou.

Dilma ressaltou a importância de igualar a qualidade da educação em todas as regiões do Brasil para acabar com as defasagens de ensino. “Víamos filhos de pessoas da classe média saírem do interior para estudar na capital. Estamos mudando isso, interiorizando os campi e distribuindo igualitariamente os recursos. Investimos mais nos estados que recebiam menos verba, mantendo o nível das regiões adequadas”, proferiu.


Avanço do País

A pré-candidata ressaltou os avanços que o Brasil obteve durante o mandato do presidente Lula, procurando sempre possibilitar mais oportunidades para os brasileiros. “Desde 2002, vimos que o Brasil caminhou no rumo certo. Avançamos. Hoje, olhamos para trás e não reconhecemos aquele País de 2002. Recebemos o Brasil completamente quebrado, controlamos a inflação e nos tornamos credores. Buscamos construir oportunidades iguais para os cidadãos. Falamos de educação para estruturar o presente e olhar para o futuro”, comentou.

Para Dilma Roussef, o Brasil tem um futuro claro, que é entrar na economia do conhecimento. “Continuaremos aplicando o conhecimento à economia para inserir o Brasil na economia do conhecimento, como produtor de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Atendendo as demandas atuais e futuras do crescimento econômico e do desenvolvimento social”, defendeu.


Encerramento lembrando Tancredo Neves

Ao terminar seu discurso, Dilma lembrou mais uma vez de Tancredo Neves. Ela se referiu ao ex-presidente como guardião da liberdade e do desenvolvimento igualitário de cada cidadão. “Tancredo teve sensibilidade com a situação do povo brasileiro. Suas palavras devem nos inspirar. O governo Lula começou a realizar os sonhos do sanjoanense, mas ainda temos muito mais a realizar. Tenho certeza que, juntos, poderemos fazer”, concluiu, entre aplausos, Dilma Roussef.


"Depois adiciono os devidos cometários."


Nenhum comentário:

Postar um comentário