sexta-feira, 19 de novembro de 2010

AKC vence a 5ª Etapa da Copa Brasil de Karatê

A Associação Karatê Clube (AKC) de São João del-Rei e Tiradentes foi a primeira colocada na classificação geral da 5ª etapa da Copa Brasil de Karatê ao conquistar 348 pontos, 20 medalhas de ouro, 15 de prata e sete de bronze. A Academia Yamato, de Nepomuceno, ficou em segundo lugar com 164 pontos e a Duplo Impacto, da cidade de Salvador (BA), em terceiro, com 94.
A Copa, que aconteceu nos dias 13 e 14 deste mês no Ginásio Poliesportivo Municipal de Tiradentes, no Parque das Abelhas, contou com a participação de cerca de 200 atletas. Eram esperados participantes da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e do Distrito Federal. O presidente da Liga Nacional de Karatê (LNK), José Carlos dos Santos Oliveira, que veio de Tocantis para acompanhar o torneio, afirmou que apenas a delegação da Bahia compareceu. “Estava certo o Rio Grande do Norte, São Paulo e Brasília, mas eles não puderam vir por falta de patrocínio”, contou o presidente.

Fortalecimento
O diretor de arbitragem da LNK Gilson Tanaka, de Brasília (DF), disse que a importância do evento está em incentivar o crescimento do esporte na região. “Se nunca fizermos um torneio desse tamanho, ninguém vai dar valor. Eu conheço o belo trabalho que o professor Marcos Antônio desempenha nessa região, acho que tende a melhorar. O nível técnico está ótimo” elogiou Tanaka.
Ele informou que escolheu fazer a etapa em Tiradentes “por ser uma cidade histórica perto de São João del-Rei, onde nosso representante reside. A ideia é que todos os karatecas das cidades vizinhas estivessem aqui hoje. Mas por uma questão de feriado prolongado, deixou um pouco a desejar. É a primeira Copa aqui, o que contribui para fortalecer o esporte na região”, disse José Carlos.
O organizador, mestre Ademir Silvestre, contou que sobre o convite, feito em Brasília, para esta região sediar a etapa mineira da Copa. “Aceitamos o desafio e saímos em busca de ajuda. Tivemos apoio total da Prefeitura de Tiradentes, que cedeu o Poliesportivo e os troféus. É muito gratificante realizar esse evento, tanto para nós quanto para nossos alunos, que têm a oportunidade de conhecer esportistas de outros Estados”, comentou Ademir.

Troca de experiência
O presidente da Federação Baiana de Karatê Yudansha, Silvano da Silva Alves, vindo de Irará (BA), contou que viajou mais de 1.550 quilômetros, cerca de 23 horas, para participar do torneio. Para isso, eles tiveram ajuda do prefeito de Irará e do goleiro Dida, nascido na cidade. “A Copa proporciona a união e integração entre as cidades e Estados. Além de disciplinar os atletas a ver como é a luta aqui dentro e na rua, onde querem apenas bater. Aqui eles têm a união. Quando acaba a luta, eles se abraçam. Ficamos muito alegres de conhecer Tiradentes. Nos deu mais vontade de participar do evento”, contou Silvano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário