segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UPA não deve funcionar em 2010


Depois de problemas verificados na construção do prédio que não atendiam às normas do Ministério da Saúde, obras e atraso por causa do período eleitoral, foi estimada para dezembro a data de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João del-Rei. As adequações internas estão sendo concluídas, porém a construção do posto militar e demais modificações na estrutura externa ainda estão começando. E não foi definido como será o processo de seleção dos funcionários que trabalharão na unidade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Marcos de Andrade, o prédio da UPA está recebendo as últimas modificações internas. “Já deve ser começada a pintura. No exterior, estamos levantando o posto policial e a câmara mortuária. Eu acredito, se tudo correr dentro do planejamento, que as adequações serão entregues ainda em setembro. Até lá, vamos trabalhar a parte de recursos humanos e analisar qual processo de contratação será feito”, disse o secretário.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Willimar Borges de Deus, discordou. Para ele, as obras deverão ser entregues apenas no final do ano. “Com certeza não estarão prontas em setembro. Não há viabilidade alguma disso acontecer. Fizemos uma visita e constatamos que as obras externas estão apenas começando. Acho que só lá para dezembro que terminam as modificações”, avaliou Borges.
José Marcos reforçou que a UPA deve começar a funcionar junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Centro Sul. “Eles devem atuar juntos na região, um complementando o serviço do outro”, afirmou.

Espera
A UPA foi inaugurada em março deste ano, com a presença do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Na ocasião, ele visitou as instalações e elogiou a tecnologia e a infraestrutura do prédio. Contudo, incorreções no projeto arquitetônico da UPA atrasaram o início do funcionamento.
Até então, as obras não foram concluídas. Ainda precisa ser realizado o processo seletivo de contratação dos profissionais da unidade, bem como o treinamento específico para o serviço de urgência e emergência. O presidente do Conselho de Saúde colocou em dúvida se a UPA abrirá suas portas ainda este ano.

"E dá-lhe atrasos nas obras. A foto acima é da data da inauguração, com discurso de Aécio Neves sobre como seu governo havia investido em saúde e tudo o mais. A publicidade é tanta que a unidade não funciona ainda e não deve ser utilizada em 2010. Imagina um levantamento dos empreendimentos que o Governo de Minas disse ter feito e nem foram inaugurados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário