quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dom Frei Célio assume a Diocese

Dom Frei Célio de Oliveira Goulart assume no sábado, 17, a Diocese de São João del-Rei. As celebrações começam às 16 horas, na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, com o rito de posse canônica. Em seguida, os fieis saem em procissão até a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde acontecerá uma Missa Campal presidida pelo novo bispo, que deve lotar as escadarias e marcar o início de sua presença na cidade.
Dom Célio se despediu, no último dia 29, de Cachoeiro do Itapemirim (ES), com uma missa no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, que atraiu cerca de 5 mil pessoas. Sua chegada a esta cidade acontece nesta sexta-feira, 16, e é aguardada com muita ansiedade pela Diocese.
O novo bispo realiza sua primeira reunião com o clero no dia 21 de julho, na Casa de Pastoral São Tiago.

A posse
A Diocese preparou, cuidadosamente, as comemorações para acolher o novo bispo. O rito na Catedral contará com a presença da Banda do Exército, que executará o Hino Nacional e o Hino Pontifício e o pároco, Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, o recebe, entregando-lhe um crucifixo e a água benta. Acompanhado do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira e do bispo emérito Dom Waldemar Chaves de Araújo, Dom Frei Célio segue para a Capela do Santíssimo Sacramento para rezar.
De acordo com a descrição do padre Geraldo Magela, no altar central da Catedral, Dom Gil pede que sejam lidas as Letras Apostólicas, o documento em que o Papa Bento XVI nomeou o novo bispo de São João del-Rei. Então, o arcebispo entrega o Báculo, o símbolo do Pastor, a Dom Frei Célio e o leva à cátedra para se sentar e receber a saudação e o compromisso de fidelidade dos padres da Diocese. Assim, se inicia a procissão com padres, bispos e fieis até a escadaria da Igreja das Mercês para a Missa Solene.

“Principalmente sua capacidade de acolhimento das pessoas e a simplicidade. Ele sempre foi uma pessoa de fácil acesso, o que cativou muita gente” (Pe. José Raimundo)

Dom Waldemar
A comunidade se afeiçoou ao carisma e simplicidade do bispo emérito, Dom Waldemar e sente sua falta. Contudo, para o chefe do Departamento Diocesano de Comunicação (DEDICOM), padre José Raimundo da Costa, os padres podem ser efêmeros, mas a fé perdura. “Tentamos mostrar às pessoas que nós estamos de passagem. O que importa é que cada um se coloque a serviço de Deus no momento em que for necessário. A própria comunidade deve ser educada nesse sentido”, disse.
Dom Waldemar teve presença marcante na cidade de São João del-Rei. O bispo deixou várias lições para o presbítero e para a comunidade. “Principalmente sua capacidade de acolhimento das pessoas e a simplicidade. Ele sempre foi uma pessoa de fácil acesso, o que cativou muita gente”, elogiou o padre.

Renúncia
Quando o bispo chega a 75 anos, de acordo com o Direito Canônico, ele deve pedir renúncia. No caso de Dom Waldemar, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido e nomeou Dom Frei Célio para ser seu sucessor. Nesse tempo em que não há bispo diocesano, o Colégio dos Consultores elege um dos padres para administrar. Então, o próprio bispo emérito foi nomeado administrador apostólico.

Quem é Dom Célio
Dom Célio é de Piracema (MG), tem 66 anos. Realizou seus estudos de Filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de Teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG) e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG).
Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da Diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a Diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007 foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (Estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.

"Bom, como o jornal saiu antes da posse do bispo, precisamos fazer um anúncio da programação, tentando dar mais alguns detalhes. Assim, tentei explicar o que significava essa troca. Pelo que vi, é muito boa para todos, o bispo emérito terá seu tão merecido descanso, a população da cidade tem um substituto à altura de Dom Waldemar e Dom Frei Célio assume uma Diocese grande, diversa culturalmente e com fortes memórias históricas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário