quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Happy Hour promove atividades em sete cidades da região das Vertentes

São João del-Rei, Tiradentes, Ritápolis, Prados, Resende Costa, Dores de Campo, Barroso. Esses são os municípios que terão estabelecimentos participantes do Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour. A programação irá criar roteiros de visitação e distribuir as atrações artísticas pelos bares e restaurantes durante o mês de janeiro de 2013.

São João del-Rei será o polo do evento, com 20 estabelecimentos cadastrados. A cidade tem história marcada pela exploração aurífera de Minas Gerais e foi importante centro político e econômico do estado. Local de muitas lendas, personagens memoráveis e instituições centenárias que se mantêm fortes até os dias atuais, São João foi escolhida Capital Brasileira da Cultura de 2007.

Tiradentes se destaca pela efervescência cultural, pela cadeia de restaurantes, pousadas e hotéis e pela serra de São José. Sede de eventos com abrangência internacional, a cidade é conhecida pela riqueza gastronômica e por seu cenário cinematográfico.

Ritápolis é a terra de nascimento e batismo de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A Fazenda do Pombal, considerada patrimônio histórico nacional, foi disputada entre os municípios de São João del-Rei e São José del-Rei (atual Tiradentes). O local tem belos ribeirões e cachoeiras e vive, sobretudo, da agropecuária e da produção de laticínios.

Prados tem 8.395 habitantes e é reconhecida pelas festas religiosas e pela preservação do casario colonial. Além disso, o distrito Vitoriano Veloso, conhecido como Bichinho, oferece aos turistas muitas opções em artesanato e iguarias.

Resende Costa concentra grande quantidade de produtores de artesanato. Dentre eles, sobressai a qualidade e a distinção do tear: almofadas, tapetes, colchas, mantas para sofá, toalha de mesa, jogos americanos e cortinas são vendidos em lojas de todo o Brasil. O município ainda possui belo conjunto arquitetônico e cachoeiras.

Dores de Campo fica a 40 quilômetros de São João del-Rei. É uma pequena cidade que se especializa em artefatos de couro, com várias selarias e produção de selas, arreios, barrigueiras, baxeiros entre outros. As selarias estão espalhadas pelo município e empregam boa parte da população.

Barroso é uma cidade que vem crescendo impulsionada pela indústria de cimento o que atrai pessoas de diversas áreas em busca de oportunidades de emprego. O município também ostenta várias iguarias gastronômicas como o delicioso "Chico Paio", um caldo de feijão branco, com frango, bacon e linguiça calabresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário