quinta-feira, 31 de março de 2011

Damae abre cerca de 20 buracos por dia para manutenção de rede de água


Setenta mil reais do orçamento da Prefeitura vão para o esgoto todo mês. O diretor do Damae (Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Jorge Hannas Salim, afirma que 14% do orçamento do Damae são gastos em reparos na rede de água e esgoto e apenas 10% são investidos em saneamento básico. Além do alto valor, as constantes manutenções geram desconforto nos moradores e nos motoristas da cidade.



De acordo com Jorge Hannas, são abertos, diariamente, uma média de 20 buracos em São João del-Rei. Ele atribuiu à freqüência dos reparos à “precariedade das redes de água. Na maioria das vezes, fazemos o reparo em um dia e, no outro, o cano arrebenta no mesmo local. Então vira uma coisa praticamente contínua”, declarou o diretor do Damae.

Manutenção
Os problemas nas vias de água são causados pelo trânsito de veículos pesados. As tubulações são antigas, de ferro fundido e as junções são de chumbo. Elas não foram projetadas para suportar o tráfego atual. “Há uma circulação de automóveis leves e pesados muito grande no município. Mas, na colocação da rede, não houve preparação para isso”, disse Hannas.
Quando um cano trinca, os moradores avisam o Damae, que envia uma das oito equipes para fazer a avaliação e a manutenção do local. O serviço é terceirizado, já que a autarquia não possui todos os funcionários necessários para as obras, como calceteiro e máquinas de pavimentação.

Definitivo
Hannas declarou que, enquanto o Damae gerir o saneamento básico de São João, esse abre e fecha de rua irá continuar. A autarquia não possui verba para a troca completa das vias de água, estimada em R$ 55 milhões de reais. A solução, segundo Hannas, seria privatizar a autarquia.
Uma saída diferente seria um projeto de capitalização da autarquia, argumenta o vice-presidente da Associação dos Moradores Amigos de São João del-Rei (Amas del-Rei), Edmilson Resende Salles. “Critico muito o Damae por sua estrutura obsoleta e sua falta de planejamento”, disse.
Ele acredita que, mesmo com a atual arrecadação é possível começar a fazer um trabalho de substituição do encanamento, “principalmente no Centro”. Ele aconselhou a aumentar o investimento, por meio de um trabalho de capitalização.

Transtornos
A técnica em Enfermagem, Cláudia Oliveira dos Santos, 31, afirmou que passa todos os dias pela Avenida Tiradentes e frequentemente encontra obras de manutenção de rede de esgoto. “Aqui já tem uma circulação de automóveis muito grande em horário de pico. Então, quando tem alguma obra, o trânsito piora bastante. Fica complicado”, reclamou a motorista.
Outro condutor, Fernando Rodrigues da Silva, 44, se mostrou irritado com o buraco aberto. Ele afirmou que, embora de as manutenções sejam feitas rapidamente, elas acontecem constantemente. “O pior é que o asfalto fica todo irregular. Não colocam o asfalto de novo e fica um buraco desnível de terra ou um remendo de paralelepípedos no lugar”, declarou o empresário.

"Créditos da foto para Vinicius Tobias. Já queria fazer essa matéria há muito tempo. Creio que há mais de 10, 20 anos essa situação se repete e me recuso a acreditar que nada pode ser feito. Que, por mais brilhante que seja a administração, a situação não mudaria. Pouco a pouco, tudo se resolve. Principalemente com um plano de hidormetração paulatina e troca de encanamento das áreas mais prejudiciais. Falta vontade política, visto que o Damae poderia ter recursos para fazer as mudanças necessárias. Mas se não e do interesse do Sr. Prefeito, fica difícil."

Projeto pretende lançar um livro sobre correspondência do escritor são-joanense


O escritor são-joanense, Otto Lara de Resende, foi um dos mais importantes escritores de Minas Gerais. Célebre por seus livros, poemas e notícias em jornais e revistas, Lara conquistou amizades de grandes nomes como Hélio Pellegrino, Fernando Sabino e Paulo Mendes Campos, formando o chamado “quarteto mineiro”. Com isso em mente, o pesquisador Adriano de Paula Rabelo, doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), teve a ideia de homenagear os 90 anos, que Lara completaria em 2012, analisando sua correspondência postal.

Otto Lara completaria 90 anos em 2021
A presidente do Instituto Artefato Cultural, Cristiane de Andrade Carvalho, contou que o projeto tem o objetivo de publicar um livro-estudo das cartas do escritor. Segundo ela, a correspondência mantida com literatos brasileiros é “uma importante fonte de informações sobre: política, literatura, história e o mais interessante: a amizade”.

Cristiane Carvalho enfatiza que Otto Lara é um dos intelectuais mais injustiçados do Brasil, pois sua vida e obra não são muito conhecidas pelo grande público. “Entendemos que o Otto merece, por causa da sua importante atuação no cenário cultural brasileiro”, reforçou.



Viabilidade
O projeto consiste em pesquisar o acervo de Otto Lara Resende e trazer a público o resultado dessa pesquisa, por meio de um livro. O Instituto Moreira Salles, guardião de parte desse acervo, apontou a possibilidade de realizar a edição. “Mas ainda estamos na fase de contatos para financiamento desta pesquisa”, disse

A entidade está tentando negociar patrocínio e apoio cultural, que pode ser de uma ou mais empresas, parceiros, poder público. Cristiane informou que estima um valor em torno de R$ 350 mil “para despesas com a remuneração da equipe de pesquisadores, transporte, alimentação e divulgação do projeto com assessoria de comunicação”.

Além do Instituto Moreira Salles, o projeto será cadastrado no Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC – ICMS), para obtenção de apoio. Cristiane ressaltou que seria muito significativo realizar parceria com empresa ou poder público de São João del-Rei. “Acredito que os jovens mineiros sejam os grandes e mais importantes beneficiados com este projeto”.

O projeto ainda está no início. Os organizadores gostariam de distribuir o livro em 2012; se for possível, no dia 1º de maio, dia do 90º aniversário do escritor.

"Bom, depois de um longo e tenebroso hiato, voltei a postar no blog. Saí da Folha e estou tocando outros projetos, como um site de notícias online, iniciação científica, mobilização acadêmica e cursos de línguas. Portanto, devo diminuir a frequencia das postagens, mas não muito. Essa matéria me caiu no colo, no email na verdade. Cristina me procurou perguntando se eu conhecia alguem da prefeitura que poderia mediar uma parceria, eu passei os contatos que tinha e pedi uma entrevista. Ela me foi solicita e atenciosa, enviando as respostas com detalhes e em curto prazo, o que é raro. O projeto é bem interessante e torço para que se concretize com o apoio de órgãos públicos são-joanenses. Afinal, já passou da hora de a Prefeitura investir em ideias culturais bacanas e assumir seu posto como agente fomentador cultural..."