domingo, 3 de maio de 2009

Eu quero Viajar...


5Cclip_filelist.xml">hememapping.xml">

Eu quero viajar

Marcelo Alves

Eu quero viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, ver maravilhas naturais: cachoeiras, praias e montanhas. Estou cansado das curvas de Niemayer, apesar de estar frequentemente na mídia, Brasília não é tão interessante quanto parece, após se acostumar com escândalos e políticos correndo dos repórteres, isso vira um saco. Por isso resolvi por o pé na estrada. Perguntei a mamãe o que é necessário para viajar e ela disse pra eu arrumar as malas e ir pra rodoviária. Lá a moça do guichê falou que eu precisava de dinheiro pra comprar a passagem, mas dinheiro eu não tenho. Aí, mamãe disse que pra eu ter dinheiro, preciso trabalhar. Mas trabalhar está fora de cogitação: imagina, ficar horas no mesmo lugar fazendo coisas pros outros, esquece.

Eu quero viajar, mas não quero trabalhar. Então perguntei a papai, o que eu poderia fazer pra viaja. Daí ele disse pra eu pegar carona. Só que pegar carona é complicado: tem que fazer placas e ficar esperando horas a fio, fora que nunca se sabe quem iria te dar carona, se um assassino ou estuprador. Não quero nada incerto, tem que ter garantias.

Aí pensei: eu quero viajar, mas não quero trabalhar, nem nada incerto. Posso pedir pro meu tio me levar no carro dele. Seria legal: alguém para conversar, enquanto se enfrenta aquelas infindáveis horas na estrada; o carro até tem um sonzinho para agente curtir uma música. Pedi a ele então e ele me disse que eu teria de seguir as regras dele: nada de comida no carro e sem bagunça. Nossa que chato, não quero seguir regras de ninguém.

Eu quero viajar, mas não quero trabalhar, nem seguir regras de ninguém, nem nada incerto. Não tinha mais nada em mente e já ia desistir do me plano, quando troquei umas idéias com meu brother do morro. Ele falou que agente podia fazer uns assaltos ai e conseguir uma grana pra pagar a passagem. Ah! Não acho certo. Tenho muito medo de ser preso.

Eu quero viajar, mas não quero trabalhar, nem seguir regras de ninguém, nem nada incerto e ainda tenho muito medo de ser preso. Então tive uma idéia mirabolante: vou viajar de avião. Para isso vai ser fácil: arranjo um emprego na Câmara, lá não terei de trabalhar, nem seguir regras e ainda posso fazer muitas maracutaias sem ser preso, lá as coisas tem total certeza. Vou poder pegar as milhas e viajar bastante com o dinheiro do contribuinte. E se alguém descobrir o esquema não tem problema. Por acaso alguém já viu algum político numa prisão? As prisões até que se parecem com a Câmara, em ambos lugares tem pessoas que cometeram furtos, seqüestros, farsas, corrupções; a diferença é que os prisioneiros não podem sair da cadeia, e os Deputados não aparecem na Câmara.